O sentimento de emoção e gratidão tomou conta da Câmara Municipal de Montes Claros na noite de quarta-feira (19/09). A casa legislativa realizou a sessão especial de homenagem ao curso de Administração da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) pela comemoração dos seus 51 anos de criação.
A solenidade contou com as presenças do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago e do vice-prefeito Guilherme Guimarães (também professor da instituição), juntamente com outras autoridades e dos vereadores. Além da diretora do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), professora Claudiana Aparecida Leal de Araújo, da chefe do Departamento de Ciências da Administração, professora Karla Veloso Coura, e da coordenadora do Curso de Administração, professora Simarly Maria Soares, contou com ampla participação dos professores e acadêmicos do curso, que lotaram o plenário.
Foram prestadas homenagens aos antigos professores do curso, que compareceram à cerimônia para o recebimento da distinção, em um momento marcado por muita emoção, confraternização e de boas recordações.
O vereador Igor Dias, autor da proposição para a realização da sessão especial, enalteceu a importância do curso de Administração na formação profissional e no fomento ao empreendedorismo, ressaltando também a atuação da Universidade no desenvolvimento do município e da região. Ele destacou a relevância dos alunos como futuros profissionais. “Vocês serão responsáveis pelo nosso município, pelo estado e pelo nosso país”, declarou.
“Esta foi uma das homenagens mais justas já prestadas pela Câmara Municipal de Montes Claros”, afirmou Igor Dias. Ele lembrou da sua ligação com a Unimontes, da qual é egresso do curso de História e foi presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
O reitor Wagner de Paulo Santiago cumprimentou e agradeceu os vereadores pela homenagem especial ao curso de Administração e pela parceria e solidariedade com a Unimontes “nas ações em prol de melhorias para o povo de Montes Claros”.
Ele lembrou que a Universidade, “graças à parceria com a comunidade e outras instituições como a Câmara Municipal”, vem conseguindo importantes avanços. Como exemplo, citou o retorno do seu vestibular tradicional, cujas provas estão marcadas para o dia 10 de dezembro. Serão preenchidas 2.734 vagas, 80% destinadas ao vestibular próprio e 20% voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM/Sisu.
“Buscamos sempre a inclusão, ampliando as oportunidades para o ingresso na Unimontes, uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, assegurou o professor Wagner de Paulo Santiago.
O professor Wagner de Paulo Santiago cumprimentou os professores, alunos e egressos do curso de Administração pela trajetória de sucesso da graduação ao longo de mais meio século. Ele destacou o trabalho dos pioneiros do curso, recordando os tempos da criação da antiga Faculdade de Administração e Finanças do Norte de Minas, a Fadec, unidade da antiga FUNM, que teve como fundador e primeiro diretor o saudoso professor Ávilo de Oliva Brasil.
“A Universidade e o mundo experimentam um novo tempo, focado nas mudanças e na inovação tecnológica, diante do desafio de conviver com a inteligência artificial e outras “modernidades”. Porém, nesse mundo em transformação, não podemos esquecer do passado, daqueles que muito fizeram para chegarmos até aqui. Temos de recordar o passado, viver o presente e projetar o futuro”, pontuou.
“Hoje, transcorrido mais de meio século, o nosso curso de Administração se consolida como uma das mais respeitadas graduações da área, que conta um corpo docente altamente qualificado e competente”, observou o reitor.
Lembrou que o curso de Administração da Unimontes qualifica profissionais que atendem as reais necessidades do exigente mercado profissional. “Os nossos egressos ocupam funções de destaque em postos administrativos e de gestão tanto na iniciativa privada como no setor público. Assim, projeta a Unimontes no cenário estadual e nacional e, quiçá, internacional”, afirmou o professor Wagner de Paulo Santiago. Ele destacou ainda a importância da Empresa Junior do curso de Administração -EJU, que comemora 30 anos em 2023.
A coordenadora do curso de Administração, professora Simarley Maria Soares, lembrou a trajetória da graduação e a sua contribuição com o fomento ao empreendedorismo e com a capacitação de profissionais para atender as demandas gerenciais das empresas instaladas em Montes Claros e na região desde a década de 1970, com os incentivos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
“O curso de Administração mudou a vida de muitas pessoas e construiu muitas histórias”, descreveu. A professora Simarley Soares ressaltou ainda o alto conceito recebido da graduação nos sistemas de avaliação do MEC, que contribui para a inserção dos seus egressos no mercado de trabalho.
Emocionada, a chefe do Departamento de Ciências da Administração, professora Karla Veloso Coura, também ressaltou a contribuição do curso no crescimento das pessoas e na formação de recursos humanos. Karla Veloso Coura disse que ela própria teve a vida transformada no curso que comemora 51 anos de existência, do qual é também é egressa.
Por sua vez, o vice-prefeito Guilherme Guimarães enfatizou que a Unimontes, por intermédio do curso de Administração, contribui diretamente com o progresso de Montes Claros. “Se não fosse a Unimontes, a gente não teria uma universidade tão robusta, com a capacidade para atrair grandes empresas para a cidade”, avaliou.
Homenagens e emoção
Durante a sessão solene da Câmara Municipal, foram prestadas homenagens aos professores que contribuíram com o crescimento e elevação da qualidade do curso de Administração ao longo de mais de meio século. A distinção foi marcada pela emoção.
Foram homenageados os professores Caius Marcellus Reis Silveira, Célio Hamilton Moebus, Geralda Eliana Veloso Lopes de Sá, Joaquim Eleutério do Couto, José Nelson de Andrade, Maria de Fátima Pinho Godinho, Reinaldo Cézar Sandes e Simone Viana Duarte. Eles compareceram à cerimônia, onde receberam uma placa. Foi prestada ainda homenagem ao professor Otoni Caribé da Cunha, representado pelo filho, Marcelo Caribé da Cunha.
O reitor Wagner de Paulo Santiago enalteceu o trabalho e o legado de cada um dos professores homenageados. Recordou ainda a contribuição de docentes do curso já falecidos, citando os saudosos professores José Eustáquio Machado Coelho, Marco Aurélio Durães Veloso e Paulo Gomes dos Santos, além do professor Ávilo de Oliva Brasil.