O curso de Administração da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizará, nos dias 14, 15 e 16 de junho de 2023, a XVI Mostra Científica de Administração e Áreas Afins. Acompanhe aqui a programação.
Para o nosso primeiro dia (14/06/2023) temos as seguintes programações:
Logo em seguida temos a programação do dia 15/06/2023:
E para finalizar com chave de ouro no nosso ultimo dia (16/06/2023) teremos as seguintes programações:
Vocês não podem ficar de fora desse mega evento, logo mais teremos mais notícias, fiquem ligados aqui no site do GEPAD.
ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
Simone Gelmini Araújo
Consórcio Doutoral 2019
Menção Honrosa
UnB
Cledinaldo Aparecido Dias
Prêmio Unb de Tese 2020 e 2021
Melhor Artigo Derivado de Dissertação de Mestrado
ANPAD – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
Leonardo Borges Ferreira
Cledinaldo Aparecido Dias
PPGA/UnB
Marcus Vinicius S. Siqueira
EnEO 2019
Menção Honrosa pelo mérito de sua indicação
PPGA -Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília
KARLA VELOSO COURA
DESTAQUE DE DOUTORADO EM ESTRATÉGIA, MARKETING E INOVAÇÃO (EMI) 2020
ANEGEPE DE TESES 2022 – GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS
ANEGEPE
Dr. Pablo Peron de Paula
XII EGEPE
Menção Honrosa
FEAUSP
Ana Carolina Rezende Costa Gisela Demo Karla Veloso Coura
XXV SEMEAD - Seminários em Administração - 2022
Melhor Trabalho da Divisão
APB - Administração Pública no XLV Encontro da ANPAD
ANPAD
Felipe Fróes Couto
(PPGDEE/UNIMONTES) - (CEPEAD/UFMG)
EnANPAD 2021 XLVEncontro da Anpad
DESTAQUE DE DOUTORADO EM ESTUDOS ORGANIZACIONAIS E GESTÃO DE PESSOAS (EOGP) 2020
PPGA -Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília
SIMARLY MARIA SOARES
-
MELHOR PRODUÇÃO TÉCNICA E TECNOLÓGICA DISCENTE 2020
PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília
Gardênia da Silva Abbad, Aline de Sousa Nascimento, Eliane Almeida do Carmo, Fernanda Drummond Ruas Gaspar, Kelly Regina de Carvalho Gonçalves, Lívia Barbosa Alves de Souza, Lisa Ferreira de Miranda, Paulo José Góes Daltro, Sidney Rodrigues da Silva, Simarly Maria Soares e Vitor de Oliveira,
-
Escolhido entre os três melhores artigos de Administração da Informação, da categoria Pleno, na Programação Científica
ANGRAD
Lívia Fonseca Oliveira, Felipe Froes Couto, Mariana Bernardino Lopes, Paula Ferreira Ribeiro, Francilene Santos Nunes
31° ENANGRAD
Melhor trabalho da Divisão Acadêmica EOR - Estudos Organizacionais
ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração
Felipe Fróes Couto Bruno Eduardo Freitas Honorato Everton Rodrigues da Silva
EnANPAD 2018
Escolhido entre os três melhores artigos de Administração Pública, Governo e Terceiro Setor, da categoria Pleno,
ANGRAD
Mariana Bernardino Lopes, Felipe Fróes Couto, Rodrigo Teixeira Guimarães Veloso, Pablo Peron de Paula,
31° ENANGRAD
Melhor Artigo da Área Administração Pública
FEAUSP
FELIPE FRÓES COUTO, IVAN BECK CKAGNAZAROFF,
XVIII SemeAd
1° LUGAR, NA CATEGORIA EMPREENDEDORISMO
-
Simone Gelmini Araújo e Valmir Emil Hoffmann
XII EGEPE
3° lugar no Prêmio ANEGEPE de Teses 2022 em Gestão de Pequenas Empresas.
-
Simone Gelmini Araújo,
XII EGEPE
Menção Honrosa pelo mérito de sua indicação
PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília concede
O professor Cledinaldo Aparecido Dias, do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), é um dos vencedores do Prêmio UnB de Pós-Graduação 2022, promovido pela Universidade de Brasília. Ele conquistou menção honrosa na categoria de Pós-Graduação em Administração na grande área de Ciências Sociais Aplicadas.
O Instituto Franco Brasileiro de Administração de Empresas (IFBAE) está convidando pesquisadores para submeterem trabalhos na área de administração como Marketing, Analytics and Big data, Finanças, Contabilidade e Controladoria, Empreendedorismo, Sustentabilidade, Recursos Humanos, Logística, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Operações, Planejamento e Gestão estratégica, Gestão Internacional e Mercados Emergentes, Inovação, Redes de Empresas, Desenvolvimento Local e Regional, Gestão e Tecnologia, Gestão Pública e Gestão de cidades, Abordagens e metodologias sistêmicas, Internacionalização, mercados novos e emergentes e Inteligência econômica e Inteligência territorial.
O evento 12° Congresso do Instituto Franco Brasileiro de Administração de Empresas focado no tema “Oportunidades e desafios em um mundo em permanente transição”, será realizado entre os dias 18 a 19 de maio, na cidade de Franca no estado de São Paulo, o prazo de submissão dos resumos será até o dia 15 de janeiro de 2023, o link do evento segue abaixo, participe.
No período de 21 a 23 de novembro, será promovida a 10ª Semana Acadêmica de Administração - Semad 2022, que nesta edição traz como tema “A Administração nos dias atuais”. O evento é organizado pelo Centro Acadêmico de Administração e será realizado no auditório do Prédio Amarelo - Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni.
A empresa Júnior de Consultoria e Gestão da Unimontes (EJU) com apoio da Coordenação do Curso de Administração da Unimontes promove nos dias 15 a 17 de setembro de 2022 a Semana do(a) Administrador(a). O tema dessa edição é "Moldando a Carreira em 2022".
Na programação está incluso visitas técnicas, minicursos, palestras e roda de conversa. O evento acontecerá de forma híbrida com conteúdos presenciais e Lives via YouTube.
O 33º Encontro Nacional de Cursos de Graduação em Administração - ENANGRAD será realizado na UNIVALI (Campus Itajaí, SC) nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2022.
As submissões de artigos vão até o dia 05 de agosto de 2022. Os artigos mais bem avaliados serão indicados para fast track nos periódicos de publicações científicas parceiros do ENANGRAD.
O SemeAd será promovido nos dias 09, 10 e 11 de novembro de 2022. Este ano o evento será híbrido. As sessões de apresentação de trabalhos serão realizadas nas duas modalidades (presencial e virtual) e os autores definirão a preferência do formato no momento da inscrição (14 a 30 de setembro).
As submissões de trabalhos vão até o dia 25 de julho de 2022.
O evento terá na programação Sessões científica, minicurso e workshop, palestras, confraternizações e networks, dentre outros.
A Universidade Estadual de Montes Claros promove nos dias 27 a 30 de setembro de 2022, o 16º FEPEG - Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. O evento híbrido terá como tema - Unimontes: 60 anos integrando Universidade - Comunidade através do Ensino, Pesquisa e Extensão.
As submissões de trabalhos vão até o dia 07 de agosto. Este ano serão aceitos somente resumos simples.
O curso de Administração da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizará, nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2022, a XV Mostra Científica de Administração e Afins. O evento ocorrerá de forma híbrida, ou seja, de maneira remota e presencial.
As submissões vão até o dia 24 de maio de 2022 e podem ser nas modalidades "Resumo Expandido" e "Resumo Simples".
Áreas temáticas:
Finanças
Gestão de Pessoas
Gestão Pública
Marketing
Organizações
As inscrições são gratuitas e vão até o dia 22 de junho.
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Belmiro Siqueira 2022. O tema dessa edição é “Administração e as novas tecnologias”. Neste ano, o concurso vai contemplar as seguintes modalidades: Artigo Acadêmico, Artigo Técnico e Livro.
As inscrições vão ocorrer até o dia 31 de agosto de 2022.
Premiação:
ARTIGO ACADÊMICO
1º lugar: Troféu, certificado e R$ 10.000,00 2º lugar: certificado e R$ 5.000,00 3º lugar: certificado e R$ 2.500,00
ARTIGO TÉCNICO
1º lugar: Troféu, certificado e R$ 10.000,00 2º lugar: certificado e R$ 5.000,00 3º lugar: certificado e R$ 2.500,00
O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) promove nos dias 08 a 10 de junho de 2022, a décima edição do SIC, Seminário de Iniciação Científica do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. O evento gratuito ocorrerá de maneira remota, com direito à certificação. As inscrições vão até o dia 10 de abril de 2022.
O tema desse ano é “A ciência em tempos de crise”. E além da inscrição de trabalhos e apresentações, está incluso na programação mesas-redondas, palestras e minicursos.
O XLVI Encontro da ANPAD – EnANPAD 2022, será realizado em formato on-line, nos dias 21 a 23 de setembro de 2022.
O tema desse ano é "Enfrentando os grandes desafios da sociedade: O papel da gestão, dos gestores e das organizações". Os interessados poderão submeter trabalhos teórico-empíricos, ensaios teóricos, artigos tecnológicos e casos para ensino.
DATAS IMPORTANTES
11/02/2022 – Divulgação da Chamada de Trabalho; 14/03/2022 – Abertura para recebimento das submissões; 11/04/2022 – Data limite para submissão de trabalhos, até 17h (horário de Brasília); 06/06/2022 – Divulgação dos resultados; 04/07/2022 – Data limite para inscrição de trabalhos selecionados; 03/08/2022 – Divulgação da programação completa; 08 e 09/09/2022 – IFSAM 2022 Congress (pré-evento) 12 e 13/09/2022 – Cursos de metodologias e Consócio Doutoral 21 a 23/09/2022 – EnANPAD 2022 (quarta-feira a sexta-feira)
Além da programação normal, o EnANPAD será precedido pelos "Cursos de metodologias e Consórcio Doutoral" que ocorrerá nos dias 12 e 13 de setembro e o "IFSAM 2022 Congress (pré-evento)" realizadonos dias 08 e 09 de setembro de 2022.
O XXIV Seminários de Adminsitração (SemeAD 2021) lançou a campanha Inscrições Inclusivas. Aqueles que ainda não se inscreveram ou que submeteram trabalhos e não foram aprovados, mas desejam participar do evento, poderá se inscrever até o dia 31de outubro de 2021 na modalidade inclusiva com o valor reduzido de R$ 50.00.
O SemeAd será realizado nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2021.
Programação:
Sessões Científicas
Minicurso e Workshops
Palestras
Sessões de Aprimoramento
Confraternizações e Networks
Fast-Tracks com Revistas A1
Temas com Special Issues em revistas Web of Science e Scopus
Internacionalização: 80 líderes de temas internacionais
O Observatório do Trabalho do Norte de Minas, atualmente coordenado pelo Professor Dr. Roney Versiani Sindeaux, disponibilizou novos boletins sobre o mercado de trabalho de Montes Claros e do Norte de Minas.
No site do GEPAD também é possível conferir algumas reportagens jornalísticas ocorridas neste ano relacionadas aos boletins publicados.
A Universidade Estadual de Montes Claros promove nos dias 8 a 12 de novembro de 2021, o 15º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG/Unimontes). O tema desse ano é "Universidade e a transformação pela inovação tecnológica: novas formas do fazer pedagógico". Com edição virtual em 2021, as inscrições para o FEPEG vão até o dia 10 de novembro de 2021.
Prazo de submissão de trabalhos prorrogadas: 06/09/2021 a 06/10/2021
A EJU (Empresa Junior Unimontes) promove a Semana do(a) Administrador(a) nos dias 09 e 10 de setembro de 2021. O evento será transmitido ao vivo no YouTube e Google Meet e será recheado de mini cursos, palestras, oficinas e roda de pesquisa. Confira a programação: Programação Semana do Administrador.
07:30 às 08:00 Professor Juventino Ruas Projeto de pesquisa: Arranjo Produtivo Local do vestuário de Espinosa: análise estrutural local e comparativa com o Estado de Minas Gerais Aluno: Paula Rocha Meet: meet.google.com/uza-zdfr-ftc
08:10 às 08:40 Professor Felipe Fróes Projeto de pesquisa: Mais além dos estudos sobre corrupção: as funções político-sociais das empresas Aluno: Paula Rocha Meet: meet.google.com/uza-zdfr-ftc
09:30 às 10:00 Professor Marcelo Lopes Projeto de pesquisa: Espiritualidade em Ambiente de Trabalho: Estudo de caso em Instituição de Ensino Superior de Montes Claros - MG Meet: meet.google.com/uza-zdfr-ftc
10:10 às 10:40 Professor Reginaldo Macedo Projeto de pesquisa: Perfil de Gastos dos Municípios Brasileiros com Seguridade Social no Período de 2004 a 2019 Meet: meet.google.com/uza-zdfr-ftc
Links dos Eventos 09/09/2021 - Tarde
Mini Curso
Horário 17:30 Ministrante : Mateus Santos Tema: Mini curso - Gestão financeira Mediação: Aluno - Mariana Plataforma : Meet: meet.google.com/ctx-paxu-ydm
Links dos Eventos 09/09/2021 - Noite
Horário 19:20 Ministrante: Coordenação de curso; chefia do departamento; EJU Abertura: Professora Simarly Plataforma: YouTube
Horário 19:30 Ministrante: Jaques Davis, Rejane Soares, Leonardo Oliveira Uma Conversa com os Fundadores da EJU: influência da EJU e Unimontes na carreira Aluno: Igor Professor apoio: Geralda Eliana Plataforma: YouTube
Horário 21:00 Ministrante: Erica Figueiredo Open banking e novas oportunidades profissionais Aluno: Maria Clara Professor apoio: Roberto César Plataforma: YouTube
Links dos Eventos 10/09/2021 - Manhã
Horário 08:00 Ministrante: Victor Soares e Silva Tema: Mini curso - MKT- Gestão criativa de vídeos Mediação: Aluno - Vitor Edwin e Professora - Simarly Plataforma : YouTube
Horário 09:00 Ministrante: Luana Elisa Neves Nunes Tema: Mini curso - Entrevista de Seleção Mediação: Simarly Maria Soares Plataforma : YouTube
Horário 09:00 Ministrante: Roberto César e João Guilherme Tema: Oficina - Formatação de trabalho científico (word, utilização Zotero) Mediação: Roberto César Plataforma : YouTube
Horário 10:00 Ministrante: Alisson Elias Costa Vieira Tema: Mini curso - MKT digital – análise de dados Mediação: Aluna - Maria Clara e Professora - Silvânia Brandão Plataforma : YouTube
Links dos Eventos 10/09/2021 - Noite
Horário 19:10 Palestrante: Alisson Magalhães Tema: Gestão e tecnologia em época de pandemia - InterNews Aluno Conduzir: Amanda Professor apoio: June Marize Castro Plataforma: YouTube
Horário 20:00 Palestrante: Franquias - Arezzo e Anacapri: Felipe Henriques Malveira - Cacau Show: Patricia Campos Batista - Levi's: Maísa Batista Narciso Mesa Redonda: Franquias & Franqueados: aprendendo com empreendedores Aluno Conduzir: Mariana Professor apoio: Simone Gelmini Plataforma: YouTube
Horário 21:00 Palestrante: Isabela Grossi Tema: Introdução a Business Intelligence: o uso de dados e a Administração do futuro Professor apoio: Felipe Froés Plataforma: YouTube
O Congresso Nacional de Administração e Contabilidade será realizado, de forma virtual, nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2021. O evento esse ano será baseado no contexto da pandemia causada pelo COVID-19. As submissões foram prorrogadas até o dia 22 de agosto de 2021.
O Chefe do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Estadual de Montes Claros prorroga o prazo de validade dos processos seletivos simplificados até 31 de dezembro de 2021.
A Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo promove nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2021 o XXIV Seminários de Adminsitração (SemeAD 2021). A data limite para a submissão de trabalhos é até 25 de julho de 2021.
Programação:
Sessões Científicas
Minicurso e Workshops
Palestras
Sessões de Aprimoramento
Confraternizações e Networks
Fast-Tracks com Revistas A1
Temas com Special Issues em revistas Web of Science e Scopus
Internacionalização: 80 líderes de temas internacionais
As inscrições para o SemeAD 2021 vão até o dia 31 de outubro.
O XXVI Prêmio Tesouro Nacional 2021 é promovido e realizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), tendo a Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ) como patrocinadora e o apoio institucional do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). As inscrições foram prorrogadas até o dia 18 de outubro de 2021. E serão premiadas as melhores submissões nas categorias "Monografias" e "Soluções".
Para a categoria “Monografias”, os vencedores e menções honrosas, se houver, receberão o certificado de participação e seus trabalhos serão publicados na Revista Cadernos de Finanças Públicas, do Tesouro Nacional. Além disso, será distribuído as seguintes quantias:
1º lugar - R$ 20.000,00
2º lugar - R$ 10.000,00
3º lugar - R$ 5.000,00
Para a categoria “Soluções”, os três melhores e menções honrosas, se houver, também receberão o certificado de participação e seus trabalhos serão publicados na Revista Cadernos de Finanças Públicas, do Tesouro Nacional. Além disso, os vencedores vão ser premiados com R$ 6.000,00.
A Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD), realizará, o 32º ENANGRAD na Universidade de Fortaleza (Unifor), nos dias 13, 14 e 15 de novembro de 2021, em formato híbrido.
O período para submissão de artigos para o 32º ENANGRAD foi prorrogada até o dia 30 de maio de 2021.
Áreas temáticas:
Administração pública, governo e terceiro setor
Empreendedorismo, startups e inovação
Ensino, pesquisa e capacitação docente em Administração
Horários das palestras, oficinas, painéis e webinar:
20/05/2021
8h30min às 10h10min - Palestra "Data Science e Gestão: potencial para as organizações públicas e privadas". Palestrante: Tadeu Gomes Teixeira da Universidade Federal do Maranhão
10h20min às 12h - Mesa "Pequenas empresas e informalidade no Brasil: políticas públicas e desafios impostos pela pandemia". Palestrantes: Daniel Gustavo Fleig da Universidade Federal do Paraná e Mauro Oddo Nogueira do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas.
13h30min às 15h10min - Palestra "Guia para publicar: conselhos práticos para publicações e impacto de pesquisa". Palestrante: André Jun da Emerald
15h20min às 17h - Painel "Observatório do cicloturismo: desafios e oportunidades para cidades ativas e o turismo de natureza". Palestrante: Juliana DeCastro da Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Planett.
17h10min às 18h50min - Painel "Metodologias ativas de ensino em Ciências Sociais". Palestrantes: Rodrigo Marques - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Consórcio Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro; e Marcus Brauer - Universidade Estácio de Sá-MADE, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.
21/05/2021
8h30min às 10h10min - Oficina "Análise crítica do discurso: operacionalização da pesquisa a partir do referencial de Teun A. Van Dijk". Palestrante: Felipe Fróes Couto da Universidade Estadual de Montes Claros
10h20min às 12h - Webinar "Finanças: como os influenciadores abordam o tema em suas redes?". Palestrante: Natália Costa da YOUPIX – Consultoria de influência
13h30min às 15h10min - Webinar "WParcerias com influenciadores digitais: como criar valor para a marca". Palestrantes: Isis Bernardo Ramos e Miriam Maga da YOUPIX – Consultoria de influência.
15h20min às 17h - Oficina "Análise estatística: introdução à modelagem de equações estruturais com o uso do SmartPLS". Palestrante: Eduardo Roque Mangini do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
O XLV Encontro da ANPAD – EnANPAD 2021, será realizado em formato on-line, nos dias 04 a 08 de outubro de 2021.
Os artigos submetidos para o EnANPAD neste ano, na divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalhos (GPR) concorrerão a fast track nos principais periódicos da área, além do fast track nos periódicos da ANPAD.
DATAS IMPORTANTES
11/02/2021 – Divulgação da Chamada de Trabalho; 26/03/2021 – Abertura do endereço para receber as submissões; 19/05/2021 – Data limite para submissão de trabalhos, até 17h (horário de Brasília); 05/07/2021 – Divulgação dos resultados; 05/08/2021 – Data limite para inscrição de trabalhos selecionados; 30/08/2021 – Divulgação da programação completa na Internet; 29 e 30/09/2021 – Oficinas de Desenvolvimento Profissional 04 a 08/10/2021 – EnANPAD 2021 ON-LINE (segunda-feira a sexta-feira)
O EnANPAD 2021 terá dois prêmios: 1. Prêmio de melhor trabalho de cada Divisão Acadêmica, sendo 11 (onze) prêmios divisionais. 2. Prêmio Clovis L. Machado-da-Silva, de melhor trabalho do evento. O trabalho premiado será escolhido entre os trabalhos premiados nas divisões.
Outros eventos da ANPAD:
XXXI Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica - Simpósio 2021 - 17 e 18 de maio de 2021
VII Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EnEPQ - 20 e 21 de maio de 2021
IX Encontro De Marketing da ANPAD - EMA - 25 e 26 de maio de 2021
A Conferência Internacional em Tecnologia da Informação e Educação (ICITED 21), será realizada entre os dias 15 e 17 de julho de 2021, na ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, Brasil. Esta é uma conferência multidisciplinar com foco especial sobre novas tecnologias e sistemas no setor da Educação.
As submissões de trabalhos vão até o dia 10 de abril de 2021 e podem ser redigidos em inglês, espanhol ou português.
O IV Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas ocorrerá nos dias 01 a 03 de setembro de 2021. O evento virtual desse ano terá como tema "Sociedade, Estado e o Público: formação e ação por caminhos democráticos em contextos de crise". O prazo para submissão de propostas de trabalhos vai até o dia 10 de maio de 2021.
Áreas Temáticas:
• St 01 – Desafios E Perspectivas Do Ensino E Extensão No Campo De Públicas • St 02 – Criminalidade, Segurança Pública E Direitos Humanos • St 03 - Ação Pública Em Construção: Processos E Novos Aportes • St 04 – Diálogos Entre O Campo De Políticas Públicas E O Direito: Desafios Democráticos Em Tempos De Redefinições Políticas • St 05 - Interseccionalidades: Caminhos De Análises E Práticas Para O Campo De Públicas • St 06 - Processos De Mudanças Nas Políticas De Desenvolvimento Rural • St 07 - Gestão De Políticas Públicas, Participação Social E Direitos Humanos Na Amazônia • St 08 - Estado E Democracia: Representação, Participação E Controle Social Na Gestão Pública • St 09 - História Da Administração Pública - Formação E Ação Por Caminhos Republicanos & Democráticos Em Contextos De Crise Da Sociedade, Do Estado E Do Público • St 10 - Avaliação De Políticas Públicas • St 11 - Políticas Públicas, Desenvolvimento E Relações Internacionais: Interfaces Para A Gestão Pública, Social E Privada Local • St 12 - Governança Digital E Ação Pública • St 13 - Desenho De Políticas Públicas: Analisando Problemas, Objetivos, Instrumentos E Governança • St 14 - Gestão Municipal De Educação Em Tempos De Pandemia • St 15 - Sociedade Civil E Estado Em Tempo De Crise Política • St 16 - As Desigualdades E A Capacidade De Atenção À Educação Em Tempos De Crise • St 17 - Acesso Aos Serviços Públicos E Consolidação Da Cidadania • St 18 - Gestão Urbana E Políticas Públicas Ambientais • St 19 - Gestão De Compras E Contratações Públicas • St 20 - Implementação De Políticas Públicas • St 21 - Diálogos Acerca Das Estratégias De Enfrentamento Da Pandemia De Covid-19 Nos Municípios Brasileiros, A Partir Do Sistema Único De Assistência Social – Suas • St 22 - Os Desafios Do Engajamento Público No Brasil Pós-Pandemia: O Sistema De Proteção Social Como Garantia Vida • St 23 - Racismo Estrutural, Ações Afirmativas E Políticas Antirracistas E Antissexistas Na Luta Pela Democracia • St 24 - Inovações Sociais E Experimentações Democráticas Em Políticas Públicas • St 25 - Inovação Na Gestão Pública
Será realizado a 30ª Conferência Internacional sobre Gestão de Tecnologia, nos dias 19 a 23 de setembro de 2021, no Cairo, Egito. O evento será transmito de maneira virtual diretamente da Universidade do Nilo. O objetivo da conferência é avançar e apoiar a prática do MOT para a melhoria das organizações, sociedades e futuro.
De acordo com o site IAMOT 2021, a conferência trará a questão mais urgente relacionada à tecnologia para uma análise, discussão e estudo em profundidade para facilitar a transformação do conhecimento e o intercâmbio de experiências. Na 30ª Conferência Internacional deste ano, os autores são recomendados a abordar questões MOT relacionadas ao Mundo do Futuro, incluindo Competitividade, Inovação e Mudanças Previstas.
O envio de artigos ocorrerá até o dia 01 de maio de 2021.
O Conselho Federal de Administração, lançou o edital, que realizará o concurso para a concessão do "Prêmio Belmiro Siqueira de Administração". Em 2021, o concurso abrangerá as modalidades: artigo profissional e artigo acadêmico.
O Comitê de Julgamento do Prêmio Belmiro Siqueira escolheu para este ano o tema: “Empreendedorismo no Pós-Pandemia”. As inscrições serão encerradas no dia 31 de agosto de 2021.
Premiação:
1º lugar: certificado e R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais);
2º lugar: certificado e R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais);
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou o Prêmio CAPES de Tese 2021, que vai reconhecer as melhores teses de doutorado defendidas em 2020. Após a escolha da tese, o coordenador poderá fazer a inscrição até às dezoito horas do dia 07 de maio de 2021.
A premiação consiste em bolsas para realização de estágio pós-doutoral, certificados, medalhas, participação em congresso, menção honrosa e muito mais.
Datas importantes:
Inscrições das Teses - 11/03/2021 a 07/05/2021
Publicação dos resultados do Prêmio no DOU - Setembro/2021
Solenidade de entrega do Prêmio - 09/12/2021
Publicação dos resultados do Grande Prêmio no DOU - Dezembro/2021
O Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizará, o III Seminário de Integração e Dicas Instrumentais para Pesquisa (SIDIP 2021). O objetivo do seminário é capacitar a os discentes nas atividades de pesquisa. O evento será on-line e ocorrerá nos dias 5 a 9 de abril de 2021.
É com muita satisfação que informamos que o professor Dr. Felipe Fróes Couto será Painelista da Corruption & Anticorruption Conference Brazil-China promovida pela King’s College London. O evento acontecerá dentre os dias 15 a 19 de março, sendo virtual, aberto ao público e com registro gratuito. O painel acontecerá ao vivo no dia 16 de março de 2021, às 08:00 (Horário de Brasília). Ao longo do evento, serão 5 painéis e 2 Keynote Speakers.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG lançou a Chamada 01/2021 para que as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação - ICTMG, localizadas no Estado de Minas Gerais e cadastradas junto à FAPEMIG, apresentem propostas para obtenção de apoio financeiro. O objetivo é financiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas diversas áreas do conhecimento. Ao todo, serão investidos R$18 milhões nos projetos selecionados para contratação, que poderão ser executados em até 36 meses.
A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) abriu as inscrições para a terceira edição do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia. Os próprios candidatos podem se inscrever voluntariamente ou serem indicados por instituições e empresas, até o dia 18 de março de 2021.
A premiação conta com duas categorias: Ciência, que reconhece pesquisadores que se destacaram no cenário científico mundial; e Tecnologia, que prestigia trabalhos que resultaram no desenvolvimento de aplicações práticas. Os vencedores de cada categoria receberão um prêmio de 500 mil reais.
O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) está disponibilizando cursos on-line e gratuitos para a comunidade legislativa e o público externo. Estão sendo ofertados diversos cursos, como: Desenvolvimento de Equipes; Direito Administrativo para Gerentes no Setor Público; Assédio Moral e Sexual no Trabalho; Introdução ao Controle Interno; Introdução ao Direito do Consumidor; Relações Internacionais: Teoria e História, dentre outros.
O Congresso de Gestão de Operações e Projetos em Organizações Públicas (GOOP 2021), ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2021, formato digital. O tema do evento esse ano é "Gestão Logística e de Operações em Organizações Públicas".
As submissões de artigos estarão abertas até o dia 30 de março de 2021.
Áreas Temáticas:
Estratégias de Operações em Organizações Públicas
Gestão de Operações em Organizações Públicas
Compras em Organizações Públicas
Logística e Transporte em Organizações Públicas
Gestão de Tecnologia em Organizações Públicas
Gestão de Projetos em Organizações Públicas
Organizações Públicas e Sustentabilidade
Pessoas em Organizações Públicas
Temas Emergentes em Operações de Organizações Públicas
As inscrições ocorrerão a partir do dia 1º a 23 de maio de 2021, ou até esgotarem as vagas.
O Congresso de Economia Comportamental BEL Seminars (Behavioral Science Lab Seminars), realizado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), ocorrerá nos dias 25 e 26 de maio de 2021, em formato on-line.
As submissões de trabalhos estarão abertas até o dia 27 de fevereiro de 2021.
Temas:
Economia comportamental ;
Tomada de decisões e comportamento;
Ética e comportamento;
Tomada de decisão e influência, e fatores organizacionais.
Está aberta a chamada para publicação na Revista Economia e Políticas Públicas (ISSN 2318-647X). A revista é um periódico eletrônico do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), mantida em parceria com a Fundação João Pinheiro. Dá ênfase na difusão do conhecimento nos temas de economia, políticas públicas e gestão.
A sua periodicidade é semestral, recebendo submissão de artigos em fluxo contínuo.
O VI Congresso da Rede Pilares ocorrerá no dias 1 a 4 de junho de 2021. As inscrições para o evento ficaram abertas a partir do dia 1º de fevereiro.
O prazo final para envio dos resumos será na segunda - feira, dia 15 de fevereiro; e para os Artigos Completos será na sexta-feira, 30 de abril de 2021.
Mesas Temáticas:
Dilemas contemporâneos do humanismo;
Diversidade, gênero e organização;
Empreendimento social e organização da vida econômica do ponto de vista territorial;
Ética, organização e gestão;
Conhecimento, aprendizagem e inovação;
Subjetividade, identidade e estudos clínicos da organização;
Thinking OS from our America: reflexões, experiências e abordagens críticas;
Problemas de gestão e organização do trabalho contemporâneo;
Lições de história dos negócios: os desafios das Ciências Sociais na sociedade contemporânea;
Educação e transformação social em contextos de crise;
Instituições, organizações governamentais e políticas públicas;
Cultura, vida simbólica nas organizações;
O MiPyMe da perspectiva administrativa e organizacional
Primeiro Colóquio Doutoral da Rede Pilares
A Comissão Organizadora do VI Congresso Internacional da Rede Pilares convida todos os estudantes de doutorado de Programas de Administração e Estudos Organizacionais a participar do Primeiro Colóquio Doutoral, que ocorrerá no dia 01 de junho de 2021,na Cidade do México.
Para se apresentar no colóquio, o aluno deverá enviar os seguintes documentos:
Carta assinada pelo orientador da sua tese de doutorado informando seu aval para participação no evento.
Resumo de sua pesquisa com até 500 palavras.
Projeto de pesquisa de até 20 páginas ou 7000 palavras.
O prazo final para envio dos documentos será na segunda - feira, dia 15 de fevereiro;
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou o 41º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica. Em 2021, a categoria contemplada é "Instituição e Veículo de Comunicação", que premiará a instituição brasileira (de ensino e/ou pesquisa, centros e museus de ciência e tecnologia, órgãos governamentais, culturais, organizações não governamentais e empresas públicas ou privadas) ou veículo de comunicação coletiva com sede estabelecida no Brasil que tenha tornado acessível, ao público, conhecimento sobre Ciência, Tecnologia, Inovação e seus avanços.
As inscrições deverão ser enviadas ao CNPq, até 10 de junho de 2021.
A premiação consiste em: Troféu e diploma; passagem aérea e hospedagem para que o representante participe da cerimônia de entrega do Prêmio.
Gestão & Planejamento - G&P Tema: Perspectivas teóricas e conceituais sobre Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho Deadline:30/04/2021 Link:https://revistas.unifacs.br/index.php/rgb
RAE-Revista de Administração de Empresas Tema: Human resource management contribution to sustainability Deadline: 30/04/2021 Link: https://rae.fgv.br/node/54873
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Tema: Paulo Freire e a Gestão Educacional Deadline: 31/03/2021 Link: https://seer.ufrgs.br/rbpae
Revista Ciências Administrativas Tema: Conduzindo pesquisas em Administração durante a Pandemia de Covid-19: contribuições ontológicas, epistemológicas e desafios metodológicos Deadline: 31/03/2021 Link: https://periodicos.unifor.br/rca/announcement/view/66
Com o objetivo de explicitar as funções desempenhadas por colaboradores na produção de Trabalhos Científicos, diversas Revistas passaram a adotar a Taxonomia das Funções do Colaborador (CRediT), taxonomia de alto nível e crescentemente utilizada nos periódicos internacionais.
CRediT detém de 14 funções, que estabelece os papeis executados por contribuintes na produção Científica Acadêmica.
Segundo a CASRAI, as 14 funções CRediT são:
Conceptualização - Ideias; formulação ou evolução de objetivos e metas globais de pesquisa.
Curadoria de dados - atividades de gerenciamento para anotar (produzir metadados), limpar dados e manter dados de pesquisa (incluindo código de software, onde é necessário para interpretar os próprios dados) para uso inicial e posterior reutilização.
Análise formal - Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar dados de estudo.
Aquisição de financiamento - Aquisição do apoio financeiro para o projeto que deu origem a esta publicação.
Investigação - Conduzir um processo de pesquisa e investigação, especificamente realizando os experimentos, ou coleta de dados / evidências.
Metodologia - Desenvolvimento ou desenho de metodologia; criação de modelos.
Administração do projeto - responsabilidade de gestão e coordenação do planejamento e execução da atividade de pesquisa.
Recursos - Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos de computação ou outras ferramentas de análise.
Software - Programação, desenvolvimento de software; concepção de programas de computador; implementação do código de computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes.
Supervisão - Supervisão e responsabilidade de liderança para o planejamento e execução da atividade de pesquisa, incluindo mentoria externa à equipe principal.
Validação - Verificação, seja como parte da atividade ou separada, da replicação / reprodutibilidade geral dos resultados / experimentos e outros produtos de pesquisa.
Visualização - Preparação, criação e / ou apresentação do trabalho publicado, especificamente visualização / apresentação de dados.
Redação - esboço original - Preparação, criação e / ou apresentação do trabalho publicado, especificamente redação do esboço inicial (incluindo tradução substantiva).
Redação - revisão e edição - Preparação, criação e / ou apresentação do trabalho publicado por aqueles do grupo de pesquisa original, especificamente revisão crítica, comentário ou revisão - incluindo as etapas de pré ou pós-publicação.
Esses critérios aplicados, por muitos editores, servem para valorizar, melhorar a acessibilidade e visibilidade da contribuição dos pesquisadores nos estudos publicados.
A Revista Científica Alcance, do Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração, da Universidade do Vale de Itajaí, disponibilizaram a Chama Especial - Edição Temática: Análise Comparativa Qualitativa (QCA). O prazo limite para o envio dos artigos é 28 de fevereiro de 2021, exclusivamente pelo sistema de submissões da revista. Os artigos aprovados serão publicados na edição vol. 28 n. 03 - 2021.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou o aplicativo "Talentos CAPES". O software é destinado para mestres e doutores que buscam oportunidades na Academia e em setores públicos e empresariais. O usuário terá oportunidade de retornar ao Brasil com excelentes chances de trabalho. Além disso, a plataforma irá apresentar a formação, local de residência, e disponibilizar os projetos acadêmicos.
O XIII Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI) ocorrerá nos dias 20 e 21 de maio de 2021, em formato on-line, e em parceria com o Mestrado Profissional em Administração e Desenvolvimento Empresarial, da Universidade Estácio de Sá. As submissões de artigos foram prorrogadas até o dia 25/02/2021.
ÁREAS TEMÁTICAS:
Administração Pública
Administração Estratégica
Administração de Operações Produtivas e Serviços
Finanças
Contabilidade
Comportamento Humano nas Organizações
Desenvolvimento Local & Urbano
Economia das Organizações e Sustentabilidade
Ensino e Pesquisa
Gestão Tecnológica, Inovação e Empreendedorismo
Gestão em Turismo
Gestão e Meio Ambiente
Marketing
Organizações e Sociedade
As inscrições para o evento poderão ser realizadas a partir do dia 26 de março até 07 de abril de 2021.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu as inscrições para a 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. Os coordenadores dos Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica - PIBIC e do PIBITI deverão encaminhar ao CNPq, os melhores relatórios, realizados no 2º semestre de 2020, até o dia 22 de março de 2021.
Os bolsistas vencedores receberão R$ 7 mil em dinheiro (valor bruto), bolsas de Mestrado ou de Doutorado no país e a participação na 73º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Para a categoria Mérito Institucional, o prêmio consiste em um troféu para a instituição do PIBIC com maior índice de egressos titulados na pós-graduação, participação na 73º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a concessão de 5 a 20 bolsas adicionais de PIBIC e/ou PIBII na cota da instituição.
Mais um resultado positivo para o mercado de trabalho formal de Montes Claros. O Mais recente boletim divulgado pelo Observatório do Trabalho da Unimontes destaca que setembro foi o segundo melhor mês do ano na relação entre as admissões e desligamentos e o melhor saldo para este mês dos últimos seis anos. Leia no arquivo abaixo a integra da análise realizada pelo Observatório.
O Mais recente boletim divulgado pelo Observatório do Trabalho da Unimontes destaca que para o mercado de trabalho formal de Montes Claros, o último mês de agosto foi o melhor dos últimos cinco anos com a geração de 416 novos postos de trabalho. Leia no arquivo abaixo a integra da análise realizada pelo Observatório.
O Mais recente boletim divulgado pelo Observatório do Trabalho da Unimontes destacando a perda de 372 postos de trabalho em Montes Claros no mês de março foi manchete no Jornal Gazeta Norte Mineira e motivou participação no jornal MG Inter TV da Rede Globo.
Minicurso: USO DE FERRAMENTA DE ANÁLISE: MARKETING DIGITAL
Local: salas do terceiro andar do curso de Administração
Carga horária: 04 horas
Data: 10/Junho/2019
Horário: 07h10 às 10h40
Professor: WedersonSoares / Profª Simone Gelmini
Total de participantes previstos: 35 alunos
Equipamentos necessários: LCD e cabo VGA
Competências e habilidades almejadas:
* Favorecer a interação dos acadêmicos com a ferramenta Google ADDS para monitoramento e controle das campanhas promocionais realizadas pelas empresas por meio de sites;
*Compreender a mecânica das campanhas promocionais, a calibração do público-alvo para possibilitar uma melhor segmentação mercadológica.
Conteúdo:
- Apresentação das ferramentas e sua operacionalização;
- Análise das palavras-chaves positivas e negativas;
- Exame do tempo gasto pelo consumidor no site, localização geográfica e interesses;
- Balanço das propriedades (CPC, custo médio do clique por palavra-chave) e outros dispositivos para ajuste de foco da campanha;
- Diagnóstico da efetividade da campanha.
Mini curso:ESTATÍSTICA COM SPSS
Local: salas do terceiro andar do curso de Administração
Carga horária: 04 h
Data: 10/06/2019
Horário: 8:00h às 12:00h
Professora: Celina Aparecida Gonçalves Lima
Total de participantes previstos: 15
Equipamentos necessários:
Computadores com SPSS instalado
Competências e habilidades almejadas:
Organizar e representar os dados coletados através de tabelas e gráficos. Calcular as diversas medidas estatísticas e apropriar-se de técnicas para inferir resultados.
Conteúdo:
Conceitos gerais
Construção de banco de dados
Estatística descritiva:Tabelas de frequência, gráficos e medidas.
Intervalo de confiança
Teste t pareado
Teste t amostras independentes
Anova
Teste Quiquadrado
Introdução à Regressão linear.
Mini curso : NOÇÕES BÁSICAS DE COMÉRCIO EXTERIOR
Local: salas do terceiro andar do curso de Administração
Carga horária: 04 horas
Data: 10/Junho/2019
Horário: 19h10 22h40
Professora: Simone Gelmini Araújo
Total de participantes previstos: 35 alunos
Equipamentos necessários: LCD e cabo VGA
Competências e habilidades almejadas:
*Ampliar o conhecimento e desenvolver a capacidade de aplicação das teorias de Marketing relacionadas com o desenvolvimento de estratégias, tomadas de decisão e gerência relacionadas ao comércio exterior.
Conteúdo:
- Órgãos intervenientes no comércio exterior;
- Oportunidades para o empreendedorismo internacional;
- Termos de venda internacionais;
- Pesquisa mercadológica internacional.
Data: 11 de junho de 2019
Local: salas do terceiro andar do curso de Administracão
Mini curso : INTRODUÇÃO AO R
Carga horária: 04 H
Data:11/06/2019
Horário:08H AS 12H
Professor(a): Dr. Nilson Luiz Castelucio Brito
Total de participantes previstos: 20 participantes
Equipamentos necessários:
Computador, software R instalado. Pode ser realizado download do software livre no endereço: www.r-project.org.
Competências e habilidades almejadas:
Construir e manipular objetos no software livre R. Desenhar gráficos estatísticos, bem como calcular medidas estatísticas.
Conteúdo:
Introdução ao software livre. Objetos: vetor, matriz, dataframe. Operações matemáticas. Gráficos. Análise estatistica de um banco de dados.
Mini curso: BRANDING – CRIAÇÃO E REPOSICIONAMENTO DE MARCA
Parcerias em 2019 com o curso de Administração. Veja onde o aluno de Administração está atuando e contribuindo para a sociedade montesclarenese. Queremos fazer a diferença, daí estaremos buscando feedback e sugestões dos parceiros para fidelizarmos e agregarmos valor sempre.
O professor Felipe Froes acompanhou alunos do curso de administração da Universidade Estadual de Montes Claros em um projeto da EJU Consultoria e Gestão, que tem como objetivo visitar as indústrias de Montes Claros e arredores. Desta vez, visitamos LafargeHolcim, o principal produtor de material de construção do mundo. O objetivo deste projeto é aproximar o ambiente acadêmico das empresas locais, estimulando os alunos a buscar maior qualificação e iniciativa para atender às demandas da região por meio de estudo e pesquisa, potencializando a relação entre a Universidade e as grandes indústrias do norte de minas gerais.
Confira alguns depoimentos:
A LafargeHolcim é a empresa líder mundial em materiais e soluções para construção que atende pedreiros, construtores, arquitetos e engenheiros de todo o mundo. Com posições de liderança em todas as regiões, a LafargeHolcim emprega cerca de 90 mil funcionários em mais de 80 países e tem uma presença equilibrada entre mercados em desenvolvimento e maduros.
Os grupos de Pesquisa comandados pelos professores Pablo Perón e Felipe Fróes, do Departamento de Administração da UNIMONTES, se reuniram nesta terça-feira (26/03/2019) para discutir ações conjuntas que possam beneficiar a produção científica na área de Administração. Após alinhamentos sobre objetivos e recursos em comum, ficou acordado entre os professores, bolsistas e voluntários de Iniciação Científica que as parcerias ocorreriam em relação a dois grandes eixos temáticos: “Estratégias para Diferentes Estágios no Ciclo de Vida das Organizações” e “Poder, Corrupção e Controle da Conduta nas Organizações”.
O grupo dará início também a estudos de epistemologia das ciências sociais, como forma de complementação da formação acadêmica para os discentes. Serão revisitados autores clássicos da Epistemologia das Ciências Sociais, como Comte, Durkheim, Weber, Kuhn e Popper, bem como autores específicos do campo dos estudos organizacionais, como Gibson Burrel e Gareth Morgan. O propósito destes estudos é preparar os alunos para a pesquisa e o pensamento científico, preparando-os para a pós-graduação Stricto Sensu e outras oportunidades que demandarão formação em pesquisa e conhecimento científicos.
Os grupos se reunirão todas as terças-feiras, às 17:00, na sala do GEPAD, Prédio 1.
Sabia que, na prática, há apenas dois grandes tipos de administração? De fato, a administração pública e a administração privada, ainda que usem estratégias semelhantes, têm características e legislação próprias. Que tal aprender, de uma vez por todas, a diferenciá-las?
Então conheça agora mesmo um pouco mais sobre administração pública e administração privada, ficando por dentro dos principais conceitos relacionados a cada uma! Pronto? Confira mais em:
Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da Administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos.
Como elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao profissional da Administração combinar os meios na proporção adequada, sendo, para isso, necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições, pois, nenhuma organização dispõe de todos os recursos e a capacidade de processamento de informações do serhumano é limitada. Administrar envolve a elaboração deplanos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração
Segundo Kotler, uma Marca é um nome, termo, símbolo, desenho - ou uma contribuição desses elementos - que deve identificar os bens ou serviços de uma empresa ou grupo de empresas e diferenciá-los da concorrência. Acesse no link abaixo os elementos que diferenciam e dão identidade ao profissional administrador.
O saldo de produção científica dos docentes do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Montes Claros em 2018 demonstra o compromisso da equipe em contribuir para a pesquisa em Administração. Ao longo dos anos de 2017 e 2018, a participação dos docentes nos principais eventos da área foi caracterizada por apresentações de trabalhos que buscaram gerar repercussões e contribuições originais ao campo, o que têm gerado, além de resultados positivos em termos de publicações, a indicações a prêmios nos dois maiores eventos de Administração do Brasil. Em 2017, o artigo "Acidentes de trabalho no Brasil: uma análise do estresse físico, psicossocial e fatores relacionados à saúde" foi indicado ao prêmio de melhor trabalho na área de Gestão de Pessoas no XX SEMEAD. Em 2018, o artigo "A Decolonialidade nas Práticas e Tramas: Propostas para estudar organizações não hegemônicas" foi indicado ao prêmio de melhor trabalho na área de Estudos Organizacionais no XLII EnANPAD.
Tais resultados também têm sido marcantes em termos de publicações em periódicos nacionais e internacionais. As publicações dos docentes têm alcançado os estratos superiores do Qualis-Periódicos (B1, A2 e A1), além de contribuições significativas em periódicos nacionais tradicionais do campo, como a Revista de Administração Mackenzie (RAM), a Revista de Administração Contemporânea (RAC) e os Cadernos EBAPE.BR. As pesquisas realizadas pelos docentes da Universidade têm alcançado um patamar de relevância não apenas nacional, mas também internacional. Em 2018, o artigo “Effects of investment in information and communication technologies on productivity of courts in Brazil” foi publicado no periódico Government Information Quartely, que é um veículo de publicação de alto impacto nos estudos de Administração Pública.
É importante frisar que tais trabalhos advém dos esforços dos professores do Departamento de Administração da Unimontes.
O SemeAd, Seminários em Administração, é um evento científico brasileiro que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e o aprimoramento da produção e difusão do conhecimento voltado à comunidade acadêmica e profissional da área de Administração.
Organizado pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), é uma oportunidade para que estudantes, pesquisadores e profissionais de Administração possam trocar experiências acerca de pesquisas, dentro das áreas temáticas abordadas no evento.
Participação dos professores do Departamento de ciência da administração da Universidade Estadual de Montes Claros em congressos nacionais.
Estudos realizados pelo Observatório do trabalho do norte de Minas indicam que o mercado de trabalho de Montes Claros apresenta uma lenta recuperação, mas a situação ainda exige atenção!
A XIII Mostra Científica de Administração e áreas afins realizada durante os dias 28 e 29 de Junho de 2018, tem como objetivo principal, estimular a produção científica através da divulgação das atividades de pesquisa na área de Administração e afins, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências dos acadêmicos e pesquisadores.
O Observatório do Trabalho no Norte de Minas (OTNM) é um projeto da Unimontes que tem como objetivo pesquisar, analisar e difundir informações sobre as variações e o comportamento do mercado de trabalho formal em Montes Claros e no norte de Minas, à luz da dinâmica econômica regional e nacional.
O OTNM foi fundado em 2012 através do Departamento de Ciências da Administração, contando com o apoio e a participação de seus professores e acadêmicos. Contou também com o apoio institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG. Atualmente está institucionalizado através da Resolução Nº. 049 – CEPEx/2023, sendo composto pelos professores Roney Versiani Sindeaux (Coordenador) e Rogério Martins Furtado de Souza.
O Observatório produz regularmente relatórios, boletins e artigos científicos diversos sobre o mercado de trabalho de Montes Claros e do Norte de Minas. Os boletins mais recentes podem ser acessados através dos links abaixo.
Contatos podem ser efetuados da seguinte forma: Telefone (38) 3229-8252 - Departamento de Ciências da Administração da Unimontes E- mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Confira a seguir as reportagens jornalísticas ocorridas neste ano relacionadas aos boletins publicados:
Revista da Associação Comercial e de Serviços de Montes Claros Edição de Março de 2021 - pag. 26 e 27 "Sobrevivemos a 2020, mas e aí? O saldo do emprego formal em 2020 e expectativas para 2021” https://www.acimoc.com.br/pagina/revista-aci-moc
MG Inter TV - Grande Minas Exibição em 07/07/2021 "Montes Claros teve menos contratações em maio, aponta pesquisa da Unimontes” https://globoplay.globo.com/v/9668841
Revista da Associação Comercial e de Serviços de Montes Claros Edição de julho 2021 - pag. 28 e 29. "Um olhar sobre a atratividade do fator trabalho em Montes Claros” https://www.acimoc.com.br/pagina/revista-aci-moc
MG Inter TV - Grande Minas Exibição em 10/08/2021 "Norte de Minas registra saldo positivo de vagas de trabalho em 2021” https://globoplay.globo.com/v/9758113
MG Inter TV - Grande Minas Exibição em 02/09/2021 "Montes Claros registra maior índice de contratações desde 2013” https://globoplay.globo.com/v/9825053
Atualmente o Observatório é coordenado pelo Prof. Dr. Roney Versiani Sindeaux.
Contatos podem ser efetuados da seguinte forma:
Telefone (38) 3229-8252 - Departamento de Ciências da Administração da Unimontes E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (GEPAD) é fruto da necessidade, há muito manifestada pelo Departamento e pela Coordenação Didática do curso de Administração da Unimontes, da criação de um grupo de estudos e pesquisas em linhas específicas da Administração. A formação desse grupo baseia-se na proposta principal de fortalecer o apoio à pesquisa técnico-científica no âmbito das Ciências da Administração, através de programas e projetos que estimulem a consolidação de atividades de Pesquisa na Unimontes.
O grupo é um projeto permanente da Universidade, institucionalizado pela Resolução CEPEX Nº 14/2002. A Resolução pode ser acessada clicando aqui.
b) Composição
Coordenador(a)
Professor do departamento com titulação mínima de mestrado, escolhido pela equipe, que será responsável por articular os diversos projetos em desenvolvimento e responder pela equipe diante do GEPAD e do departamento.
Membros Efetivos
Professores e técnicos de nível superior de qualquer departamento da UNIMONTES, que se envolvam permanentemente com o GEPAD, em pelo menos uma de suas linhas de pesquisa, sendo facultada a participação do mesmo em projetos em várias linhas, como membro efetivo ou colaborador.
Membros Colaboradores
Professores, técnicos e alunos, da UNIMONTES ou não, que componham a equipe de qualquer projeto afim às linhas de pesquisa. Encaixam-se nessa categoria os professores visitantes, alunos bolsistas e técnicos de instituições externas que ocasionalmente desenvolvam atividades de estudo e pesquisa no Grupo.
O Gepad é um grupo de estudos e pesquisas do departamento de Ciências da Administração da Unimontes , parceiro de outros departamentos e instituições e busca recursos em diferentes fontes de financiamento, notadamente FAPEMIG e CNPQ.
e) Objetivos do grupo
Promover pesquisas que reúnam os docentes do curso de Administração e cursos afins
Realizar estudos e discussões pertinentes às áreas específicas
Propor projetos de pesquisa coletivos e/ou individuais com ou sem parcerias com indústrias e/ou particulares, aos órgãos competentes da universidade.
Divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores do grupo.
Desenvolver outras atividades técnico-científicas que contribuam para a consecução do objetivo geral.
f) Razões para participar
I)Possibilidade de ter no seu currículo uma pesquisa financiada por fundos de pesquisa renomados como o CNPq e a FAPEMIG, o que contará pontos no pleito do título de mestrado e doutorado;
II)Aprender normas para produção científica na prática, produzir artigos, relatórios de pesquisa, métodos de pesquisa, dentre outros e facilitar a lida com a produção de trabalhos científicos mais a frente;
III) Aprender assuntos que não são vistos em sala de aula a fundo, ampliando seus conhecimentos administrativos e diferenciando dos demais profissionais;
IV) Ter a oportunidade de apresentar uma pesquisa em congressos, fóruns, etc., o que, além de treinar sua oratória, ainda poderá te ajudar na conquista de uma oportunidade de emprego importante;
V) Contribuir no preenchimento da carga horária de atividade complementar com uma atividade relacionada à sua área e que contribuirá muito para sua atuação após a graduação.
g) Como fazer parte
Aluno:
Basta ir até o GEPAD e deixar nome, período que está cursando, e-mail, telefones de contato e horário de disponibilidade. Assim que surgir uma oportunidade para desenvolver alguma atividade, o GEPAD entrará em contato com você.
Professor:
Apresentar seu projeto de pesquisa individual ou em equipe conforme modelo e orientações das pró-reitorias de pesquisa ou extensão. O GEPAD disponibiliza o espaço e o apoio necessário, além de ser responsável pelo acompanhamento pelo departamento.