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ANPAD

 

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O curso de Administração da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizará, nos dias 14, 15 e 16 de junho de 2023, a XVI Mostra Científica de Administração e Áreas Afins. Acompanhe aqui a programação. 

Para o nosso primeiro dia (14/06/2023) temos as seguintes programações:

 

 

Logo em seguida temos a programação do dia 15/06/2023:

 

E para finalizar com chave de ouro no nosso ultimo dia (16/06/2023) teremos as seguintes programações:

Vocês não podem ficar de fora desse mega evento, logo mais teremos mais notícias, fiquem ligados aqui no site do GEPAD. 

 

 

Terminou no dia 21/05/2023 as inscrições para a XVI Mostra Científica.

Premiações

Premio Organização Premiados Evento
Melhor Projeto de Tese do Consórcio Doutoral 2019 ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Simone Gelmini Araújo Consórcio Doutoral 2019
Menção Honrosa

UnB

Cledinaldo Aparecido Dias Prêmio Unb de Tese 2020 e 2021
Melhor Artigo Derivado de Dissertação de Mestrado ANPAD – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração

Leonardo Borges Ferreira

Cledinaldo Aparecido Dias

PPGA/UnB

Marcus Vinicius S. Siqueira

EnEO 2019
Menção Honrosa pelo mérito de sua indicação PPGA -Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília KARLA VELOSO COURA DESTAQUE
DE DOUTORADO EM ESTRATÉGIA, MARKETING E INOVAÇÃO (EMI) 2020
ANEGEPE DE TESES 2022 – GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS ANEGEPE Dr. Pablo Peron de Paula XII EGEPE
Menção Honrosa FEAUSP Ana Carolina Rezende Costa
Gisela Demo
Karla Veloso Coura
XXV SEMEAD -
Seminários em Administração - 2022

Melhor Trabalho da Divisão

APB - Administração Pública no XLV Encontro da ANPAD


ANPAD

Felipe Fróes Couto

(PPGDEE/UNIMONTES) - (CEPEAD/UFMG)

EnANPAD 2021 XLVEncontro da Anpad
DESTAQUE
DE DOUTORADO EM ESTUDOS ORGANIZACIONAIS E GESTÃO DE PESSOAS
(EOGP) 2020
PPGA -Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília  SIMARLY MARIA SOARES -
MELHOR PRODUÇÃO TÉCNICA E TECNOLÓGICA DISCENTE 2020 PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília  Gardênia da Silva Abbad, Aline de Sousa Nascimento, Eliane Almeida
do Carmo, Fernanda Drummond Ruas Gaspar, Kelly Regina de Carvalho Gonçalves,
Lívia Barbosa Alves de Souza, Lisa Ferreira de Miranda, Paulo José Góes Daltro,
Sidney Rodrigues da Silva, Simarly Maria Soares e Vitor de Oliveira,
-
Escolhido entre os três melhores artigos de Administração da Informação, da categoria Pleno, na Programação Científica ANGRAD Lívia Fonseca Oliveira, Felipe Froes Couto, Mariana Bernardino Lopes, Paula Ferreira Ribeiro, Francilene Santos
Nunes
31° ENANGRAD
Melhor trabalho da Divisão Acadêmica EOR - Estudos Organizacionais ANPAD - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração Felipe Fróes Couto
Bruno Eduardo Freitas Honorato
Everton Rodrigues da Silva
EnANPAD 2018
Escolhido entre os três melhores artigos de Administração Pública, Governo e Terceiro Setor, da categoria Pleno, ANGRAD Mariana Bernardino Lopes, Felipe Fróes Couto, Rodrigo Teixeira Guimarães Veloso, Pablo Peron de Paula, 31° ENANGRAD
Melhor Artigo da Área Administração Pública FEAUSP FELIPE FRÓES COUTO, IVAN BECK
CKAGNAZAROFF,
XVIII SemeAd
1° LUGAR, NA CATEGORIA EMPREENDEDORISMO - Simone Gelmini Araújo e Valmir Emil Hoffmann XII EGEPE
3° lugar no Prêmio ANEGEPE de Teses 2022
em Gestão de Pequenas Empresas.
- Simone Gelmini Araújo, XII EGEPE
Menção Honrosa pelo mérito de sua indicação PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília
concede
CLEDINALDO APARECIDO DIAS -

O professor Cledinaldo Aparecido Dias, do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), é um dos vencedores  do Prêmio UnB de Pós-Graduação 2022, promovido pela Universidade de Brasília. Ele conquistou menção honrosa na categoria de Pós-Graduação em Administração na grande área de Ciências Sociais Aplicadas.

 

Veja completo em clicando AQUI

O Instituto Franco Brasileiro de Administração de Empresas (IFBAE) está convidando pesquisadores para submeterem trabalhos na área de administração como Marketing, Analytics and Big data, Finanças, Contabilidade e Controladoria, Empreendedorismo, Sustentabilidade,  Recursos Humanos, Logística, Gestão da Cadeia de Suprimentos e Operações, Planejamento e Gestão estratégica, Gestão Internacional e Mercados Emergentes,  Inovação, Redes de Empresas, Desenvolvimento Local e Regional, Gestão e Tecnologia, Gestão Pública e Gestão de cidades, Abordagens e metodologias sistêmicas, Internacionalização, mercados novos e emergentes e Inteligência econômica e Inteligência territorial.

O evento 12° Congresso do Instituto Franco Brasileiro de Administração de Empresas focado no tema “Oportunidades e desafios em um mundo em permanente transição”, será realizado entre os dias 18 a 19 de maio, na cidade de Franca no estado de São Paulo, o prazo de submissão dos resumos será até o dia 15 de janeiro de 2023, o link do evento segue abaixo, participe.

http://eventos.unifacef.com.br/ifbae/2023/

No período de 21 a 23 de novembro, será promovida a 10ª Semana Acadêmica de Administração - Semad 2022, que nesta edição traz como tema “A Administração nos dias atuais”. O evento é organizado pelo Centro Acadêmico de Administração e será realizado no auditório do Prédio Amarelo - Campus do Mucuri, em Teófilo Otoni. 

 

A empresa Júnior de Consultoria e Gestão da Unimontes (EJU) com apoio da Coordenação do Curso de Administração da Unimontes promove nos dias 15 a 17 de setembro de 2022 a Semana do(a) Administrador(a). O tema dessa edição é "Moldando a Carreira em 2022".

Na programação está incluso visitas técnicas, minicursos, palestras e roda de conversa. O evento acontecerá de forma híbrida com conteúdos presenciais e Lives via YouTube.

Para realizar a inscrição, acesse: Semana do ADM

O 33º Encontro Nacional de Cursos de Graduação em Administração - ENANGRAD será realizado na UNIVALI (Campus Itajaí, SC) nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2022. 

As submissões de artigos vão até o dia 05 de agosto de 2022. Os artigos mais bem avaliados serão indicados para fast track nos periódicos de publicações científicas parceiros do ENANGRAD.

Para mais informações, acesse: ENANGRAD

O SemeAd será promovido nos dias 09, 10 e 11 de novembro de 2022. Este ano o evento será híbrido. As sessões de apresentação de trabalhos serão realizadas nas duas modalidades (presencial e virtual) e os autores definirão a preferência do formato no momento da inscrição (14 a 30 de setembro).

As submissões de trabalhos vão até o dia 25 de julho de 2022.

O evento terá na programação Sessões científica, minicurso e workshop, palestras, confraternizações e networks, dentre outros.

Para mais informações, acesse: SemeAd

A Universidade Estadual de Montes Claros promove nos dias 27 a 30 de setembro de 2022, o 16º FEPEG - Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. O evento híbrido terá como tema - Unimontes: 60 anos integrando Universidade - Comunidade através do Ensino, Pesquisa e Extensão. 

As submissões de trabalhos vão até o dia 07 de agosto. Este ano serão aceitos  somente resumos simples.

Link com as normas de submissão
https://fepeg2022.unimontes.br/pagina/diretrizes-para-autores

Link modelo de resumo simples
https://fepeg2022.unimontes.br/pagina/submissoes

Para mais informações, acesse: FEPEG

O curso de Administração da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realizará, nos dias 22, 23 e 24 de junho de 2022, a XV Mostra Científica de Administração e Afins. O evento ocorrerá de forma híbrida, ou seja, de maneira remota e presencial. 

As submissões vão até o dia 24 de maio de 2022 e podem ser nas modalidades "Resumo Expandido" e "Resumo Simples". 

Áreas temáticas: 

  • Finanças
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão Pública
  • Marketing
  • Organizações

As inscrições são gratuitas e vão até o dia 22 de junho. 

Para mais informações, acesse: XV Mostra Científica em Administração e Áreas Afins

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Belmiro Siqueira 2022. O tema dessa edição é “Administração e as novas tecnologias”. Neste ano, o concurso vai contemplar as seguintes modalidades: Artigo Acadêmico, Artigo Técnico e Livro. 

As inscrições vão ocorrer até o dia 31 de agosto de 2022. 

Premiação:

ARTIGO ACADÊMICO

1º lugar: Troféu, certificado e R$ 10.000,00
2º lugar: certificado e R$ 5.000,00
3º lugar: certificado e R$ 2.500,00

ARTIGO TÉCNICO

1º lugar: Troféu, certificado e R$ 10.000,00
2º lugar: certificado e R$ 5.000,00
3º lugar: certificado e R$ 2.500,00

MODALIDADE LIVRO

1º lugar: troféu, certificado e R$ 15.000,00

 

Para mais informações, acesse: Prêmio Belmiro Siqueira 2022

 

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) promove nos dias 08 a 10 de junho de 2022, a décima edição do SIC, Seminário de Iniciação Científica do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. O evento gratuito ocorrerá de maneira remota, com direito à certificação. As inscrições vão até o dia 10 de abril de 2022.

O tema desse ano é “A ciência em tempos de crise”. E além da inscrição de trabalhos e apresentações, está incluso na programação mesas-redondas, palestras e minicursos.

Para mais informações, acesse: SIC

O XLVI Encontro da ANPAD – EnANPAD 2022, será realizado em formato on-line, nos dias 21 a 23 de setembro de 2022.

O tema desse ano é "Enfrentando os grandes desafios da sociedade: O papel da gestão, dos gestores e das organizações". Os interessados poderão submeter trabalhos teórico-empíricos, ensaios teóricos, artigos tecnológicos e casos para ensino.

DATAS IMPORTANTES

11/02/2022 – Divulgação da Chamada de Trabalho;
14/03/2022 – Abertura para recebimento das submissões;
11/04/2022 – Data limite para submissão de trabalhos, até 17h (horário de Brasília);
06/06/2022 – Divulgação dos resultados;
04/07/2022 – Data limite para inscrição de trabalhos selecionados;
03/08/2022 – Divulgação da programação completa;
08 e 09/09/2022 – IFSAM 2022 Congress (pré-evento)
12 e 13/09/2022 – Cursos de metodologias e Consócio Doutoral
21 a 23/09/2022 – EnANPAD 2022 (quarta-feira a sexta-feira)

Além da programação normal, o EnANPAD será precedido pelos "Cursos de metodologias e Consórcio Doutoral" que ocorrerá nos dias 12 e 13 de setembro e o "IFSAM 2022 Congress (pré-evento)" realizado nos dias 08 e 09 de setembro de 2022.

Para mais informações, acesse: EnANPAD 2022

O XIV Congresso de Administração, Sociedade e Inovação ocorrerá nos dias 25 a 27 de maio de 2022. O CASI em 2022 seguirá com a modalidade remota. 

Serão aceitos trabalhos completos e trabalhos em construção, as submissões estão abertas até o dia 08 de março de 2022. 

ÁREAS TEMÁTICAS:

  • Administração de Operações e Logística (AOL)

  • Administração Estratégica (AES)

  • Administração Pública (ADP)

  • Comportamento Humano nas Organizações (CHO)

  • Contabilidade (CON)

  • Desenvolvimento Local e Urbano (DLU)

  • Desigualdade de Gênero nas Organizações (DGO)

  • Economia das Organizações e Sustentabilidade (EOS)

  • Ensino e Pesquisa (EPE)

  • Finanças (FIN)

  • Gestão do Turismo e Hospitalidade (GTH)

  • Gestão e Governança de Tecnologias da Informação (GTI)

  • Gestão Tecnológica, Inovação e Empreendedorismo (GIE)

  • Marketing (MKT)

  • Organizações e Sociedade (OES)

 

Para mais informações, acesse: CASI

O XXIV Seminários de Adminsitração (SemeAD 2021) lançou a campanha Inscrições Inclusivas. Aqueles que ainda não se inscreveram ou que submeteram trabalhos e não foram aprovados, mas desejam participar do evento, poderá se inscrever até o dia 31de outubro de 2021 na modalidade inclusiva com o valor reduzido de R$ 50.00. 

O SemeAd será realizado nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2021.

Programação:

  • Sessões Científicas
  • Minicurso e Workshops
  • Palestras
  • Sessões de Aprimoramento
  • Confraternizações e Networks
  • Fast-Tracks com Revistas A1
  • Temas com Special Issues em revistas Web of Science e Scopus
  • Internacionalização: 80 líderes de temas internacionais

Para mais informações, acesse: Inscrições Inclusivas SemeAd 2021

O Observatório do Trabalho do Norte de Minas, atualmente coordenado pelo Professor Dr. Roney Versiani Sindeaux, disponibilizou novos boletins sobre o mercado de trabalho de Montes Claros e do Norte de Minas. 

No site do GEPAD também é possível conferir algumas reportagens jornalísticas ocorridas neste ano relacionadas aos boletins publicados.

Confira no link a seguir: Observatório do Trabalho

A Universidade Estadual de Montes Claros promove nos dias 8 a 12 de novembro de 2021, o 15º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG/Unimontes). O tema desse ano é "Universidade e a transformação pela inovação tecnológica: novas formas do fazer pedagógico". Com edição virtual em 2021, as inscrições para o FEPEG vão até o dia 10 de novembro de 2021. 

Prazo de submissão de trabalhos prorrogadas: 06/09/2021 a 06/10/2021

Para mais informações, acesse: 15º FEPEG

A EJU (Empresa Junior Unimontes) promove a Semana do(a) Administrador(a) nos dias 09 e 10 de setembro de 2021. O evento será transmitido ao vivo no YouTube e Google Meet e será recheado de mini cursos, palestras, oficinas e roda de pesquisa. Confira a programação: Programação Semana do Administrador.

Para participar, realizar a inscrição AQUI.

Links dos Eventos 09/09/2021 - Manhã

Papo de pesquisa

  • 07:30 às 08:00
    Professor Juventino Ruas
    Projeto de pesquisa: Arranjo Produtivo Local do vestuário de Espinosa: análise estrutural local e comparativa com o Estado de Minas Gerais
    Aluno: Paula Rocha
    Meet: meet.google.com/uza-zdfr-ftc
  • 08:10 às 08:40
    Professor Felipe Fróes
    Projeto de pesquisa: Mais além dos estudos sobre corrupção: as funções político-sociais das empresas
    Aluno: Paula Rocha
    Meet: meet.google.com/uza-zdfr-ftc
  • 09:30 às 10:00
    Professor Marcelo Lopes
    Projeto de pesquisa: Espiritualidade em Ambiente de Trabalho: Estudo de caso em Instituição de Ensino Superior de Montes Claros - MG
    Meet: meet.google.com/uza-zdfr-ftc
  • 10:10 às 10:40
    Professor Reginaldo Macedo
    Projeto de pesquisa: Perfil de Gastos dos Municípios Brasileiros com Seguridade Social no Período de 2004 a 2019
    Meet: meet.google.com/uza-zdfr-ftc

Links dos Eventos 09/09/2021 - Tarde

Mini Curso

  • Horário 17:30
    Ministrante : Mateus Santos
    Tema: Mini curso - Gestão financeira
    Mediação: Aluno - Mariana
    Plataforma : Meet: meet.google.com/ctx-paxu-ydm

Links dos Eventos 09/09/2021 - Noite

  • Horário 19:20
    Ministrante: Coordenação de curso; chefia do departamento; EJU
    Abertura: Professora Simarly
    Plataforma: YouTube
  • Horário 19:30
    Ministrante: Jaques Davis, Rejane Soares, Leonardo Oliveira
    Uma Conversa com os Fundadores da EJU: influência da EJU e Unimontes na carreira
    Aluno: Igor
    Professor apoio: Geralda Eliana
    Plataforma: YouTube
  • Horário 21:00
    Ministrante: Erica Figueiredo
    Open banking e novas oportunidades profissionais
    Aluno: Maria Clara
    Professor apoio: Roberto César
    Plataforma: YouTube

Links dos Eventos 10/09/2021 - Manhã

  • Horário 08:00
    Ministrante: Victor Soares e Silva
    Tema: Mini curso - MKT- Gestão criativa de vídeos
    Mediação: Aluno - Vitor Edwin e Professora - Simarly
    Plataforma : YouTube
  • Horário 09:00
    Ministrante: Luana Elisa Neves Nunes 
    Tema: Mini curso - Entrevista de Seleção
    Mediação: Simarly Maria Soares 
    Plataforma : YouTube
  • Horário 09:00
    Ministrante: Roberto César e João Guilherme
    Tema: Oficina - Formatação de trabalho científico (word, utilização Zotero)
    Mediação: Roberto César 
    Plataforma : YouTube
  • Horário 10:00
    Ministrante: Alisson Elias Costa Vieira 
    Tema: Mini curso - MKT digital – análise de dados
    Mediação: Aluna - Maria Clara e Professora - Silvânia Brandão
    Plataforma : YouTube

Links dos Eventos 10/09/2021 - Noite

  • Horário 19:10
    Palestrante: Alisson Magalhães
    Tema: Gestão e tecnologia em época de pandemia - InterNews
    Aluno Conduzir: Amanda 
    Professor apoio: June Marize Castro
    Plataforma: YouTube
  • Horário 20:00
    Palestrante: Franquias
     - Arezzo e Anacapri: Felipe Henriques Malveira
     - Cacau Show: Patricia Campos Batista 
     - Levi's: Maísa Batista Narciso
    Mesa Redonda: Franquias & Franqueados: aprendendo com empreendedores
    Aluno Conduzir: Mariana 
    Professor apoio: Simone Gelmini
    Plataforma: YouTube
  • Horário 21:00
    Palestrante: Isabela Grossi
    Tema: Introdução a Business Intelligence: o uso de dados e a Administração do futuro
    Professor apoio: Felipe Froés
    Plataforma: YouTube

 

O Congresso Nacional de Administração e Contabilidade será realizado, de forma virtual, nos dias 24, 25 e 26 de novembro de 2021. O evento esse ano será baseado no contexto da pandemia causada pelo COVID-19. As submissões foram prorrogadas até o dia 22 de agosto de 2021.

Chamadas de Artigos por áreas temáticas:

1 - DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO

1.1 - Organizações
1.2 - Estratégia
1.3 - Gestão de Operações e Logística
1.4 - Gestão de Pessoas
1.5 - Marketing

2 - DIVISÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

2.1 - Contabilidade Financeira, Auditoria e Perícia Contábil
2.2 - Contabilidade, Controle Gerencial e Contabilidade de Custos

3 - DIVISÃO DE INTERFACE ENTRE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

3.1 - Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade
3.2 - Finanças Corporativas e Mercado Financeiro
3.3 - Gestão e Contabilidade Pública
3.4 - Empreendedorismo e Inovação

4 - DIVISÃO EMAN

4.1 - Gestão e Contabilidade Ambiental e para a Sustentabilidade

Para mais informações, acesse: AdCont 2021

O Chefe do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Estadual de Montes Claros prorroga o prazo de validade dos processos seletivos simplificados até 31 de dezembro de 2021.

Para acessar ao edital, clique no link abaixo:

http://www.gepad.unimontes.br/images/documentos/SEI_GOVMG---31761728---Ato-03DCA2021.pdf

A Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo promove nos dias 10, 11 e 12 de novembro de 2021 o XXIV Seminários de Adminsitração (SemeAD 2021). A data limite para a submissão de trabalhos é até 25 de julho de 2021.

Programação:

  • Sessões Científicas
  • Minicurso e Workshops
  • Palestras
  • Sessões de Aprimoramento
  • Confraternizações e Networks
  • Fast-Tracks com Revistas A1
  • Temas com Special Issues em revistas Web of Science e Scopus
  • Internacionalização: 80 líderes de temas internacionais 

As inscrições para o SemeAD 2021 vão até o dia 31 de outubro.

Para mais informações, acesse: SemeAD 2021

O XXVI Prêmio Tesouro Nacional 2021 é promovido e realizado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), tendo a Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ) como patrocinadora e o apoio institucional do BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento e da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). As inscrições foram prorrogadas até o dia 18 de outubro de 2021.  E serão premiadas as melhores submissões nas categorias "Monografias" e "Soluções".

Para a categoria “Monografias”, os vencedores e menções honrosas, se houver, receberão o certificado de participação e seus trabalhos serão publicados na Revista Cadernos de Finanças Públicas, do Tesouro Nacional. Além disso, será distribuído as seguintes quantias:

  • 1º lugar - R$ 20.000,00
  • 2º lugar - R$ 10.000,00
  • 3º lugar - R$   5.000,00

Para a categoria “Soluções”, os três melhores e menções honrosas, se houver, também receberão o certificado de participação e seus trabalhos serão publicados na Revista Cadernos de Finanças Públicas, do Tesouro Nacional. Além disso, os vencedores vão ser premiados com R$ 6.000,00.

Para mais informações, acesse: XXVI Prêmio Tesouro Nacional 2021

 

A Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD), realizará, o 32º ENANGRAD na Universidade de Fortaleza (Unifor), nos dias 13, 14 e 15 de novembro de 2021, em formato híbrido. 

O período para submissão de artigos para o 32º ENANGRAD foi prorrogada até o dia 30 de maio de 2021. 

Áreas temáticas: 

  • Administração pública, governo e terceiro setor 
  • Empreendedorismo, startups e inovação
  • Ensino, pesquisa e capacitação docente em Administração 
  • Estratégia 5 ESORG Estudos organizacionais
  • Finanças 
  • Gestão de pessoas
  • Marketing
  • Operações e logística 
  • Sustentabilidade socioambiental
  • Administração da Informação

Para mais informações, acesse: 32º ENANGRAD

 

Horários das palestras, oficinas, painéis e webinar:

20/05/2021

  • 8h30min às 10h10min - Palestra "Data Science e Gestão: potencial para as organizações públicas e privadas". Palestrante: Tadeu Gomes Teixeira da Universidade Federal do Maranhão
  • 10h20min às 12h - Mesa "Pequenas empresas e informalidade no Brasil: políticas públicas e desafios impostos pela pandemia". Palestrantes: Daniel Gustavo Fleig
    da Universidade Federal do Paraná e Mauro Oddo Nogueira do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas.
  • 13h30min às 15h10min - Palestra "Guia para publicar: conselhos práticos para publicações e impacto de pesquisa". Palestrante: André Jun da Emerald
  • 15h20min às 17h - Painel "Observatório do cicloturismo: desafios e oportunidades para cidades ativas e o turismo de natureza". Palestrante: Juliana DeCastro da Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Planett.
  • 17h10min às 18h50min - Painel "Metodologias ativas de ensino em Ciências Sociais". Palestrantes: Rodrigo Marques - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal Fluminense, Consórcio Centro de Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro; e Marcus Brauer - Universidade Estácio de Sá-MADE, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

21/05/2021

  • 8h30min às 10h10min - Oficina "Análise crítica do discurso: operacionalização da pesquisa a partir do referencial de Teun A. Van Dijk". Palestrante: Felipe Fróes Couto da Universidade Estadual de Montes Claros
  • 10h20min às 12h - Webinar "Finanças: como os influenciadores abordam o tema em suas redes?". Palestrante: Natália Costa da YOUPIX – Consultoria de influência
  • 13h30min às 15h10min - Webinar "WParcerias com influenciadores digitais: como criar valor para a marca". Palestrantes: Isis Bernardo Ramos e Miriam Maga da YOUPIX – Consultoria de influência.
  • 15h20min às 17h - Oficina "Análise estatística: introdução à modelagem de equações estruturais com o uso do SmartPLS". Palestrante: Eduardo Roque Mangini  do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Para mais informações, acesse: CASI

O XLV Encontro da ANPAD – EnANPAD 2021, será realizado em formato on-line, nos dias 04 a 08 de outubro de 2021.

Os artigos submetidos para o EnANPAD neste ano, na divisão de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalhos (GPR) concorrerão a fast track nos principais periódicos da área, além do fast track nos periódicos da ANPAD.

DATAS IMPORTANTES

11/02/2021 – Divulgação da Chamada de Trabalho;
26/03/2021 – Abertura do endereço para receber as submissões;
19/05/2021 – Data limite para submissão de trabalhos, até 17h (horário de Brasília);
05/07/2021 – Divulgação dos resultados;
05/08/2021 – Data limite para inscrição de trabalhos selecionados;
30/08/2021 – Divulgação da programação completa na Internet;
29 e 30/09/2021 – Oficinas de Desenvolvimento Profissional
04 a 08/10/2021 – EnANPAD 2021 ON-LINE (segunda-feira a sexta-feira)

O EnANPAD 2021 terá dois prêmios:
1. Prêmio de melhor trabalho de cada Divisão Acadêmica, sendo 11 (onze) prêmios divisionais.
2. Prêmio Clovis L. Machado-da-Silva, de melhor trabalho do evento. O trabalho premiado será
escolhido entre os trabalhos premiados nas divisões.

Outros eventos da ANPAD:

  • XXXI Simpósio de Gestão da Inovação Tecnológica -  Simpósio 2021 - 17 e 18 de maio de 2021
  • VII Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração e Contabilidade - EnEPQ - 20 e 21 de maio de 2021
  • IX Encontro De Marketing da ANPAD - EMA - 25 e 26 de maio de 2021

Para mais informações, acesse: XLV Encontro da ANPAD – EnANPAD 2021

A Conferência Internacional em Tecnologia da Informação e Educação (ICITED 21), será realizada entre os dias 15 e 17 de julho de 2021, na ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo, Brasil. Esta é uma conferência multidisciplinar com foco especial sobre novas tecnologias e sistemas no setor da Educação.

As submissões de trabalhos vão até o dia 10 de abril de 2021 e podem ser redigidos em inglês, espanhol ou português.

Para mais informações, acesse: https://www.icited.org/ 

O IV Encontro Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas ocorrerá nos dias 01 a 03 de setembro de 2021. O evento virtual desse ano terá como tema "Sociedade, Estado e o Público: formação e ação por caminhos democráticos em contextos de crise". O prazo para submissão de propostas de trabalhos vai até o dia 10 de maio de 2021.

Áreas Temáticas:

• St 01 – Desafios E Perspectivas Do Ensino E Extensão No Campo De Públicas
• St 02 – Criminalidade, Segurança Pública E Direitos Humanos
• St 03 - Ação Pública Em Construção: Processos E Novos Aportes
• St 04 – Diálogos Entre O Campo De Políticas Públicas E O Direito: Desafios Democráticos Em Tempos De Redefinições Políticas
• St 05 - Interseccionalidades: Caminhos De Análises E Práticas Para O Campo De Públicas
• St 06 - Processos De Mudanças Nas Políticas De Desenvolvimento Rural
• St 07 - Gestão De Políticas Públicas, Participação Social E Direitos Humanos Na Amazônia
• St 08 - Estado E Democracia: Representação, Participação E Controle Social Na Gestão Pública
• St 09 - História Da Administração Pública - Formação E Ação Por Caminhos Republicanos & Democráticos Em Contextos De Crise Da Sociedade, Do Estado E Do Público
• St 10 - Avaliação De Políticas Públicas
• St 11 - Políticas Públicas, Desenvolvimento E Relações Internacionais: Interfaces Para A Gestão Pública, Social E Privada Local
• St 12 - Governança Digital E Ação Pública
• St 13 - Desenho De Políticas Públicas: Analisando Problemas, Objetivos, Instrumentos E Governança
• St 14 - Gestão Municipal De Educação Em Tempos De Pandemia
• St 15 - Sociedade Civil E Estado Em Tempo De Crise Política
• St 16 - As Desigualdades E A Capacidade De Atenção À Educação Em Tempos De Crise
• St 17 - Acesso Aos Serviços Públicos E Consolidação Da Cidadania
• St 18 - Gestão Urbana E Políticas Públicas Ambientais
• St 19 - Gestão De Compras E Contratações Públicas
• St 20 - Implementação De Políticas Públicas
• St 21 - Diálogos Acerca Das Estratégias De Enfrentamento Da Pandemia De Covid-19 Nos Municípios Brasileiros, A Partir Do Sistema Único De Assistência Social – Suas
• St 22 - Os Desafios Do Engajamento Público No Brasil Pós-Pandemia: O Sistema De Proteção Social Como Garantia Vida
• St 23 - Racismo Estrutural, Ações Afirmativas E Políticas Antirracistas E Antissexistas Na Luta Pela Democracia
• St 24 - Inovações Sociais E Experimentações Democráticas Em Políticas Públicas
• St 25 - Inovação Na Gestão Pública

Para mais informações, acesse: https://www.even3.com.br/enepcp2021/ 

Será realizado a 30ª Conferência Internacional sobre Gestão de Tecnologia, nos dias 19 a 23 de setembro de 2021, no Cairo, Egito. O evento será transmito de maneira virtual diretamente da Universidade do Nilo. O objetivo da conferência é avançar e apoiar a prática do MOT para a melhoria das organizações, sociedades e futuro.

De acordo com o site IAMOT 2021, a conferência trará a questão mais urgente relacionada à tecnologia para uma análise, discussão e estudo em profundidade para facilitar a transformação do conhecimento e o intercâmbio de experiências. Na 30ª Conferência Internacional deste ano, os autores são recomendados a abordar questões MOT relacionadas ao Mundo do Futuro, incluindo Competitividade, Inovação e Mudanças Previstas.

O envio de artigos ocorrerá até o dia 01 de maio de 2021. 

Para mais informações, acesse: https://iamot2021.org/ 

O Conselho Federal de Administração, lançou o edital, que realizará o concurso para a concessão do "Prêmio Belmiro Siqueira de Administração". Em 2021, o concurso abrangerá as modalidades: artigo profissional e artigo acadêmico. 

O Comitê de Julgamento do Prêmio Belmiro Siqueira escolheu para este ano o tema: “Empreendedorismo no Pós-Pandemia”. As inscrições serão encerradas no dia 31 de agosto de 2021. 

Premiação: 

  • 1º lugar: certificado e R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais);
  • 2º lugar: certificado e R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais);
  • 3º lugar: certificado e R$ 1.000,00 (mil reais).

Para mais informações, acesse o edital: Edital  Prêmio Belmiro Siqueira de Administração 2021

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou o Prêmio CAPES de Tese 2021, que vai reconhecer as melhores teses de doutorado defendidas em 2020. Após a escolha da tese, o coordenador poderá fazer a inscrição até às dezoito horas do dia 07 de maio de 2021.

A premiação consiste em bolsas para realização de estágio pós-doutoral, certificados, medalhas, participação em congresso, menção honrosa e muito mais. 

Datas importantes: 

  • Inscrições das Teses - 11/03/2021 a 07/05/2021
  • Publicação dos resultados do Prêmio no DOU - Setembro/2021
  • Solenidade de entrega do Prêmio - 09/12/2021
  • Publicação dos resultados do Grande Prêmio no DOU - Dezembro/2021

Para mais informações, acesse: Prêmio CAPES de Tese 2021

O Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (PPGI) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), realizará, o III Seminário de Integração e Dicas Instrumentais para Pesquisa (SIDIP 2021). O objetivo do seminário é capacitar a os discentes nas atividades de pesquisa. O evento será on-line e ocorrerá nos dias 5 a 9 de abril de 2021.

As inscrições vão até o dia 09 de abril. 

Para mais informações, acesse: SIDIP2021

 

É com muita satisfação que informamos que o professor Dr. Felipe Fróes Couto será Painelista da Corruption & Anticorruption Conference Brazil-China promovida pela King’s College London. O evento acontecerá dentre os dias 15 a 19 de março, sendo virtual, aberto ao público e com registro gratuito. O painel acontecerá ao vivo no dia 16 de março de 2021, às 08:00 (Horário de Brasília). Ao longo do evento, serão 5 painéis e 2 Keynote Speakers. 

A programação e os vídeos de apresentação já estão disponíveis no link: https://www.e4jbrazilchina.com/resources.  

Para mais informações, acesse: Corruption & Anti-Corruption Conference

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG lançou a Chamada 01/2021 para que as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação - ICTMG, localizadas no Estado de Minas Gerais e cadastradas junto à FAPEMIG, apresentem propostas para obtenção de apoio financeiro. O objetivo é financiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas diversas áreas do conhecimento. Ao todo, serão investidos R$18 milhões nos projetos selecionados para contratação, que poderão ser executados em até 36 meses.

As submissões vão até o dia 15 de março  de 2021. 

Para mais informações, acesse: CHAMADA FAPEMIG 01/2021

A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) abriu as inscrições para a terceira edição do Prêmio CBMM de Ciência e Tecnologia. Os próprios candidatos podem se inscrever voluntariamente ou serem indicados por instituições e empresas, até o dia 18 de março de 2021. 

A premiação conta com duas categorias: Ciência, que reconhece pesquisadores que se destacaram no cenário científico mundial; e Tecnologia, que prestigia trabalhos que resultaram no desenvolvimento de aplicações práticas. Os vencedores de cada categoria receberão um prêmio de 500 mil reais. 

Para mais informações, acesse: https://premiocbmm.com.br/ 

O Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) está disponibilizando cursos on-line e gratuitos para a comunidade legislativa e o público externo. Estão sendo ofertados diversos cursos, como: Desenvolvimento de Equipes; Direito Administrativo para Gerentes no Setor Público; Assédio Moral e Sexual no Trabalho; Introdução ao Controle Interno; Introdução ao Direito do Consumidor; Relações Internacionais: Teoria e História, dentre outros. 

Para mais informações, acesse: Cursos sem tutoria - ILB

O Congresso de Gestão de Operações e Projetos em Organizações Públicas (GOOP 2021), ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2021, formato digital. O tema do evento esse ano é "Gestão Logística e de Operações em Organizações Públicas". 

As submissões de artigos estarão abertas até o dia 30 de março de 2021.

Áreas Temáticas: 

  • Estratégias de Operações em Organizações Públicas
  • Gestão de Operações em Organizações Públicas
  • Compras em Organizações Públicas
  • Logística e Transporte em Organizações Públicas
  • Gestão de Tecnologia em Organizações Públicas
  • Gestão de Projetos em Organizações Públicas
  • Organizações Públicas e Sustentabilidade
  • Pessoas em Organizações Públicas
  • Temas Emergentes em Operações de Organizações Públicas

As inscrições ocorrerão a partir do dia 1º a 23 de maio de 2021, ou até esgotarem as vagas. 

Para mais informações, acesse: GOOP 2021

O Congresso de Economia Comportamental BEL Seminars (Behavioral Science Lab Seminars), realizado pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), ocorrerá nos dias 25 e 26 de maio de 2021, em formato on-line. 

As submissões de trabalhos estarão abertas até o dia 27 de fevereiro de 2021. 

Temas:

  • Economia comportamental ;
  • Tomada de decisões e comportamento;
  • Ética e comportamento;
  • Tomada de decisão e influência, e fatores organizacionais. 

Para mais informações, acesse: Congresso de Economia Comportamental BEL Seminars 

Está aberta a chamada para publicação na Revista Economia e Políticas Públicas (ISSN 2318-647X). A revista é um periódico eletrônico do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), mantida em parceria com a Fundação João Pinheiro. Dá ênfase na difusão do conhecimento nos temas de economia, políticas públicas e gestão. 

A sua periodicidade é semestral, recebendo submissão de artigos em fluxo contínuo.

Para mais informações, acesse:  Revista Economia e Políticas Públicas

O VI Congresso da Rede Pilares ocorrerá no dias 1 a 4 de junho de 2021. As inscrições para o evento ficaram abertas a partir do dia 1º de fevereiro. 

O prazo final para envio dos resumos será na segunda - feira, dia 15 de fevereiro; e para os Artigos Completos será na sexta-feira, 30 de abril de 2021. 

Mesas Temáticas: 

  • Dilemas contemporâneos do humanismo;
  • Diversidade, gênero e organização;
  • Empreendimento social e organização da vida econômica do ponto de vista territorial;
  • Ética, organização e gestão;
  • Conhecimento, aprendizagem e inovação;
  • Subjetividade, identidade e estudos clínicos da organização;
  • Thinking OS from our America: reflexões, experiências e abordagens críticas;
  • Problemas de gestão e organização do trabalho contemporâneo;
  • Lições de história dos negócios: os desafios das Ciências Sociais na sociedade contemporânea;
  • Educação e transformação social em contextos de crise;
  • Instituições, organizações governamentais e políticas públicas;
  • Cultura, vida simbólica nas organizações;
  • O MiPyMe da perspectiva administrativa e organizacional

Primeiro Colóquio Doutoral da Rede Pilares

A Comissão Organizadora do VI Congresso Internacional da Rede Pilares convida todos os estudantes de doutorado de Programas de Administração e Estudos Organizacionais a participar do Primeiro Colóquio Doutoral, que ocorrerá no dia 01 de junho de 2021,na Cidade do México. 

Para se apresentar no colóquio, o aluno deverá enviar os seguintes documentos: 

  • Carta assinada pelo orientador da sua tese de doutorado informando seu aval para participação no evento.
  • Resumo de sua pesquisa com até 500 palavras.
  • Projeto de pesquisa de até 20 páginas ou 7000 palavras.

O prazo final para envio dos documentos será na segunda - feira, dia 15 de fevereiro;

 

Para mais informações, acesse: VI Congresso da Rede Pilares

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou o 41º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica. Em 2021, a categoria contemplada é "Instituição e Veículo de Comunicação", que premiará a instituição brasileira (de ensino e/ou pesquisa, centros e museus de ciência e tecnologia, órgãos governamentais, culturais, organizações não governamentais e empresas públicas ou privadas) ou veículo de comunicação coletiva com sede estabelecida no Brasil que tenha tornado acessível, ao público, conhecimento sobre Ciência, Tecnologia, Inovação e seus avanços.

As inscrições deverão ser enviadas ao CNPq, até 10 de junho de 2021.

A premiação consiste em: Troféu e diploma; passagem aérea e hospedagem para que o representante participe da cerimônia de entrega do Prêmio. 

Para mais informações, acesse: 41º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica 

Behavioral Science Lab
Temas:

  • Economia comportamental ;
  • Tomada de decisões e comportamento;
  • Ética e comportamento;
  • Tomada de decisão e influência, e fatores organizacionais. 

Deadline: 27/02/2021
Link: https://www.behaviorallab.com/


Revista Alcance
Tema: Análise Comparativa Qualitativa (QCA)
Deadline: 28/02/2021
Link: https://siaiap32.univali.br//seer/index.php/ra


Revista Gestão em Análise (ReGeA)
Tema: Desenvolvimento e Sustentabilidade
Deadline: 09/02/2021
Link: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao


Teoria e Prática em Administração

Temas:

  • Gestão estratégica de organizações de saúde
  • Práticas e modelos de gestão em saúde
  • Gestão de pessoas em saúde
  • Marketing e gestão de serviços em saúde
  • Gestão da inovação em saúde
  • Gestão da informação em saúde
  • Tomada de decisão em saúde
  • Big data e aplicações em saúde
  • Impacto das novas tecnologias na gestão em saúde
  • Qualidade em serviços de saúde: concepções, métricas...
  • Educação para gestão em saúde

Deadline: 26/02/2021
Link: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tpa/announcement/view/604


Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos
Periodicidade: Fluxo contínuo
Link: http://revistas.unisinos.br/index.php/base/index


Cadernos de Prospecção

Temas:

  • Propriedade intelectual, inovação e desenvolvimento;
  • Prospecções Tecnológicas de assuntos específicos;
  • ProspeCT&I - Congresso Internacional do PROFNIT;
  • COVID-19

Link: https://periodicos.ufba.br/index.php/nit/about/editorialPolicies#publicationFrequency


Gestão & Produção
Periodicidade: Fluxo contínuo
Link: https://www.gestaoeproducao.com/


Gestão & Planejamento - G&P
Tema: Perspectivas teóricas e conceituais sobre Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho
Deadline: 
30/04/2021
Link:
https://revistas.unifacs.br/index.php/rgb


Revista Eletrônica de Negócios Internacionais (Internext)
Periodicidade: Fluxo contínuo
Link: https://internext.espm.br/internext/index


Revista Pesquisa Operacional para o Desenvolvimento 
Tema: COVID-19
Deadline: 03/08/2021
Link: https://www.podesenvolvimento.org.br/podesenvolvimento


RAE-Revista de Administração de Empresas
Tema: Human resource management contribution to sustainability
Deadline: 30/04/2021
Link: https://rae.fgv.br/node/54873


Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde
Tema: COVID-19 - Gestão e Inovação em Saúde
Deadline: 31/03/2021
Link: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/rahis/announcement/view/70


Revista de Administração Mackenzie
Tema: Digital Transformation: Advances and Trends
Deadline: 07/03/2021
Link: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/RAM/index


Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional
Periodicidade: Fluxo contínuo
Link: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Tema: Paulo Freire e a Gestão Educacional
Deadline: 31/03/2021
Link: https://seer.ufrgs.br/rbpae


Revista Ciências Administrativas
Tema: Conduzindo pesquisas em Administração durante a Pandemia de Covid-19: contribuições ontológicas, epistemológicas e desafios metodológicos
Deadline: 31/03/2021
Link: https://periodicos.unifor.br/rca/announcement/view/66


Revista de Contabilidade e Organizações (RCO-USP)
Tema: Orçamento participativo: legitimação de governos ou efetividade democrática?
Deadline: 20/04/2021
Link: https://www.revistas.usp.br/rco/announcement/view/1024


Revista Desenvolvimento Social
Tema: Sociedades em tempos de crise: os séculos XX e XXI em perspectiva  
Deadline: 18/04/2021
Link: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/rds/announcement/view/35


Revista Eletrônica Mestrado em Administração
Periodicidade: Fluxo contínuo
Link: https://repositorio.unp.br/index.php/raunp


Revista Unimontes Científica  
Periodicidade: Fluxo contínuo
Link: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/unicientifica/issue/view/275

 

 

Com o objetivo de explicitar as funções desempenhadas por colaboradores na produção de Trabalhos Científicos, diversas Revistas passaram a adotar a Taxonomia das Funções do Colaborador (CRediT), taxonomia de alto nível e crescentemente utilizada nos periódicos internacionais. 

CRediT detém de 14 funções, que estabelece os papeis executados por contribuintes na produção Científica Acadêmica.

Segundo a CASRAI, as 14 funções CRediT são: 

  1. Conceptualização - Ideias; formulação ou evolução de objetivos e metas globais de pesquisa.
  2. Curadoria de dados - atividades de gerenciamento para anotar (produzir metadados), limpar dados e manter dados de pesquisa (incluindo código de software, onde é necessário para interpretar os próprios dados) para uso inicial e posterior reutilização.
  3. Análise formal - Aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas, computacionais ou outras técnicas formais para analisar ou sintetizar dados de estudo.
  4. Aquisição de financiamento - Aquisição do apoio financeiro para o projeto que deu origem a esta publicação.
  5. Investigação - Conduzir um processo de pesquisa e investigação, especificamente realizando os experimentos, ou coleta de dados / evidências.
  6. Metodologia - Desenvolvimento ou desenho de metodologia; criação de modelos.
  7. Administração do projeto - responsabilidade de gestão e coordenação do planejamento e execução da atividade de pesquisa.
  8. Recursos - Fornecimento de materiais de estudo, reagentes, materiais, pacientes, amostras de laboratório, animais, instrumentação, recursos de computação ou outras ferramentas de análise.
  9. Software - Programação, desenvolvimento de software; concepção de programas de computador; implementação do código de computador e algoritmos de suporte; teste de componentes de código existentes.
  10. Supervisão - Supervisão e responsabilidade de liderança para o planejamento e execução da atividade de pesquisa, incluindo mentoria externa à equipe principal.
  11. Validação - Verificação, seja como parte da atividade ou separada, da replicação / reprodutibilidade geral dos resultados / experimentos e outros produtos de pesquisa.
  12. Visualização - Preparação, criação e / ou apresentação do trabalho publicado, especificamente visualização / apresentação de dados.
  13. Redação - esboço original - Preparação, criação e / ou apresentação do trabalho publicado, especificamente redação do esboço inicial (incluindo tradução substantiva).
  14. Redação - revisão e edição - Preparação, criação e / ou apresentação do trabalho publicado por aqueles do grupo de pesquisa original, especificamente revisão crítica, comentário ou revisão - incluindo as etapas de pré ou pós-publicação.

Esses critérios aplicados, por muitos editores, servem para valorizar, melhorar a acessibilidade e visibilidade da contribuição dos pesquisadores nos estudos publicados.

Para mais informações, acesse: CRediT

 

A Revista Científica Alcance, do Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Mestrado Profissional em Administração, da Universidade do Vale de Itajaí, disponibilizaram a Chama Especial - Edição Temática: Análise Comparativa Qualitativa (QCA). O prazo limite para o envio dos artigos é 28 de fevereiro de 2021, exclusivamente pelo sistema de submissões da revista. Os artigos aprovados serão publicados na edição vol. 28 n. 03 - 2021.

Para mais informações, acesse:

Revista Alcance - submissões abertas

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou o aplicativo "Talentos CAPES". O software é destinado para mestres e doutores que buscam oportunidades na Academia e em setores públicos e empresariais. O usuário terá oportunidade de retornar ao Brasil com excelentes chances de trabalho. Além disso, a plataforma irá apresentar a formação, local de residência, e disponibilizar os projetos acadêmicos. 

Link da loja (Android)
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.capes.talentos

Link da loja (IOS)
https://apps.apple.com/us/app/talentos-capes/id1546723638

Site
https://talentos.capes.gov.br/tabs/home

 

O XIII Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI) ocorrerá nos dias 20 e 21 de maio de 2021, em formato on-line, e em parceria com o Mestrado Profissional em Administração e Desenvolvimento Empresarial, da Universidade Estácio de Sá. As submissões de artigos foram prorrogadas até o dia 25/02/2021. 

ÁREAS TEMÁTICAS: 

  • Administração Pública
  • Administração Estratégica
  • Administração de Operações Produtivas e Serviços
  • Finanças
  • Contabilidade
  • Comportamento Humano nas Organizações
  • Desenvolvimento Local & Urbano
  • Economia das Organizações e Sustentabilidade
  • Ensino e Pesquisa
  • Gestão Tecnológica, Inovação e Empreendedorismo
  • Gestão em Turismo
  • Gestão e Meio Ambiente
  • Marketing
  • Organizações e Sociedade

As inscrições para o evento poderão ser realizadas a partir do dia 26 de março até 07 de abril de 2021.

Para mais informações, acesse: CASI

 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) abriu as inscrições para a 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica. Os coordenadores dos Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica - PIBIC e do PIBITI deverão encaminhar ao CNPq, os melhores relatórios, realizados no 2º semestre de 2020, até o dia 22 de março de 2021. 

Os bolsistas vencedores receberão R$ 7 mil em dinheiro (valor bruto), bolsas de Mestrado ou de Doutorado no país e a participação na 73º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Para a categoria Mérito Institucional, o prêmio consiste em um troféu para a instituição do PIBIC com maior índice de egressos titulados na pós-graduação, participação na 73º Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a concessão de 5 a 20 bolsas adicionais de PIBIC e/ou PIBII na cota da instituição. 

Para mais informações, acesse: Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica

 

 

Mais um resultado positivo para o mercado de trabalho formal de Montes Claros. O Mais recente boletim divulgado pelo Observatório do Trabalho da Unimontes destaca que setembro foi o segundo melhor mês do ano na relação entre as admissões e desligamentos e o melhor saldo para este mês dos últimos seis anos. Leia no arquivo abaixo a integra da análise realizada pelo Observatório.

 

Acesse aqui

O Mais recente boletim divulgado pelo Observatório do Trabalho da Unimontes destaca que para o mercado de trabalho formal de Montes Claros, o último mês de agosto foi o melhor dos últimos cinco anos com a geração de 416 novos postos de trabalho. Leia no arquivo abaixo a integra da análise realizada pelo Observatório.

Acesse aqui

 

Alunos do 3º período da disciplina Administração Mercadológica registraram suas ideias de novos negócios. Veja os slides a seguir:

Moto Fácil
iCare
BRECHÓ. REUSE
HELP FIND
Arazzus
App Rocket
Smart LighT

O Mais recente boletim divulgado pelo Observatório do Trabalho da Unimontes destacando a perda de 372 postos de trabalho em Montes Claros no mês de março foi manchete no Jornal Gazeta Norte Mineira e motivou participação no jornal MG Inter TV da Rede Globo.

Link das matérias:

https://gazetanortemineira.com.br/noticias/cidade/dia-do-trabalhador-dados-do-otnm-mostram-aumento-das-demissoes

https://globoplay.globo.com/v/7591054/

http://unimontes.br/index.php/todas-as-noticias/21166-2019-04-30-13-11-22

Link para inscrição: https://forms.gle/35K6Nh8xvPgTfQMx7 CORRAM VAGAS LIMITAS!!!

 

Data: 10 de junho de 2019

Minicurso: USO DE FERRAMENTA DE ANÁLISE: MARKETING DIGITAL

Local: salas do terceiro andar do curso de Administração

Carga horária: 04 horas 

Data: 10/Junho/2019

Horário: 07h10 às 10h40

Professor: WedersonSoares / Profª Simone Gelmini

Total de participantes previstos: 35 alunos

Equipamentos necessários: LCD e cabo VGA

 

Competências e habilidades almejadas:

* Favorecer a interação dos acadêmicos com a ferramenta Google ADDS para monitoramento e controle das campanhas promocionais realizadas pelas empresas por meio de sites;

*Compreender a mecânica das campanhas promocionais, a calibração do público-alvo para possibilitar uma melhor segmentação mercadológica.

 Conteúdo:

- Apresentação das ferramentas e sua operacionalização;

- Análise das palavras-chaves positivas e negativas;

- Exame do tempo gasto pelo consumidor no site, localização geográfica e interesses;

- Balanço das propriedades (CPC, custo médio do clique por palavra-chave) e outros dispositivos para ajuste de foco da campanha;

- Diagnóstico da efetividade da campanha.

 

 

Mini curso:ESTATÍSTICA COM SPSS

Local: salas do terceiro andar do curso de Administração

Carga horária: 04 h    

Data:  10/06/2019  

Horário: 8:00h às 12:00h

Professora:  Celina Aparecida Gonçalves Lima

Total de participantes previstos: 15

Equipamentos necessários:

 Computadores com SPSS instalado

 Competências e habilidades almejadas:

Organizar e representar os dados coletados através de tabelas e gráficos. Calcular as diversas medidas estatísticas e apropriar-se de técnicas para inferir resultados.

 Conteúdo:

Conceitos gerais

Construção de banco de dados

Estatística descritiva:Tabelas de frequência, gráficos e medidas.

Intervalo de confiança

Teste t pareado

Teste t amostras independentes

Anova

Teste Quiquadrado

Introdução à Regressão linear.

 

 

 

Mini curso : NOÇÕES BÁSICAS DE COMÉRCIO EXTERIOR

Local: salas do terceiro andar do curso de Administração

Carga horária: 04 horas 

Data: 10/Junho/2019

Horário: 19h10 22h40

Professora: Simone Gelmini Araújo

Total de participantes previstos: 35 alunos

Equipamentos necessários: LCD e cabo VGA

 

 Competências e habilidades almejadas:

*Ampliar o conhecimento e desenvolver a capacidade de aplicação das teorias de Marketing relacionadas com o desenvolvimento de estratégias, tomadas de decisão e gerência relacionadas ao comércio exterior.

Conteúdo:

- Órgãos intervenientes no comércio exterior;

- Oportunidades para o empreendedorismo internacional;

- Termos de venda internacionais;

- Pesquisa mercadológica internacional.

 

 

 Data: 11 de junho de 2019

Local: salas do terceiro andar do curso de Administracão

Mini curso : INTRODUÇÃO AO R

Carga horária: 04 H 

Data:11/06/2019

Horário:08H AS 12H

Professor(a): Dr. Nilson Luiz Castelucio Brito

Total de participantes previstos: 20 participantes

Equipamentos necessários:

Computador, software R instalado. Pode ser realizado download do software livre no endereço: www.r-project.org.

 

Competências e habilidades almejadas:

Construir e manipular objetos no software livre R. Desenhar gráficos estatísticos, bem como calcular medidas estatísticas.

 Conteúdo:

Introdução ao software livre. Objetos: vetor, matriz, dataframe. Operações matemáticas. Gráficos. Análise estatistica de um banco de dados.

 

 

 

 

 Mini curso: BRANDING – CRIAÇÃO E REPOSICIONAMENTO DE MARCA

Carga horária: 2 horas

Data:11/06/2019

Horário: 19:20 a 21:20

Professor: Lucas Tiago Alves Dias

Total de participantes previstos: 20

 

Material necessário:

caneta, lápis, borracha e papel

 

Competências e habilidades almejadas:

Criação e registro de marcas

Conteúdo:

Marca: conceituação

Histórias de Marcas

Processo de criação de marcas

Processo de registro de marcas

Desenvolvimento de logotipos

Posicionamento de marca

Link para inscrição para apresentação a seguir: 

INSCRIÇÃO PARA APRESENTAÇÃO

Outras atividades serão divulgadas oportunamente para respectivas inscrições.

Edital 01/2019 (PDF/Tamanho: 337Kb)

Parcerias em 2019 com o curso de Administração. Veja onde o aluno de Administração está atuando e contribuindo para a sociedade montesclarenese. Queremos fazer a diferença, daí estaremos buscando feedback e sugestões dos parceiros para fidelizarmos e agregarmos valor sempre.

Lista de empresas

 O professor Felipe Froes acompanhou alunos do curso de administração da Universidade Estadual de Montes Claros em um projeto da EJU Consultoria e Gestão, que tem como objetivo visitar as indústrias de Montes Claros e arredores. Desta vez, visitamos LafargeHolcim, o principal produtor de material de construção do mundo. O objetivo deste projeto é aproximar o ambiente acadêmico das empresas locais, estimulando os alunos a buscar maior qualificação e iniciativa para atender às demandas da região por meio de estudo e pesquisa, potencializando a relação entre a Universidade e as grandes indústrias do norte de minas gerais. 

Confira alguns depoimentos:

A LafargeHolcim é a empresa líder mundial em materiais e soluções para construção que atende pedreiros, construtores, arquitetos e engenheiros de todo o mundo. Com posições de liderança em todas as regiões, a LafargeHolcim emprega cerca de 90 mil funcionários em mais de 80 países e tem uma presença equilibrada entre mercados em desenvolvimento e maduros.

Saiba mais em: 

<https://www.lafargeholcim.com.br>

 

 

Os grupos de Pesquisa comandados pelos professores Pablo Perón e Felipe Fróes, do Departamento de Administração da UNIMONTES, se reuniram nesta terça-feira (26/03/2019) para discutir ações conjuntas que possam beneficiar a produção científica na área de Administração. Após alinhamentos sobre objetivos e recursos em comum, ficou acordado entre os professores, bolsistas e voluntários de Iniciação Científica que as parcerias ocorreriam em relação a dois grandes eixos temáticos: “Estratégias para Diferentes Estágios no Ciclo de Vida das Organizações” e “Poder, Corrupção e Controle da Conduta nas Organizações”.

 

O grupo dará início também a estudos de epistemologia das ciências sociais, como forma de complementação da formação acadêmica para os discentes. Serão revisitados autores clássicos da Epistemologia das Ciências Sociais, como Comte, Durkheim, Weber, Kuhn e Popper, bem como autores específicos do campo dos estudos organizacionais, como Gibson Burrel e Gareth Morgan. O propósito destes estudos é preparar os alunos para a pesquisa e o pensamento científico, preparando-os para a pós-graduação Stricto Sensu e outras oportunidades que demandarão formação em pesquisa e conhecimento científicos.

 

Os grupos se reunirão todas as terças-feiras, às 17:00, na sala do GEPAD, Prédio 1.

 

Texto: Prof. Felipe Froes Couto

Então conheça agora mesmo um pouco mais sobre administração pública e administração privada, ficando por dentro dos principais conceitos relacionados a cada uma! Pronto? Confira mais em:

https://www.entendaadm.com.br/2017/10/diferenca-entre-administracao-publica-e.html

Administrar é o processo de dirigir ações que utilizam recursos para atingir objetivos. Embora seja importante em qualquer escala de aplicação de recursos, a principal razão para o estudo da Administração é seu impacto sobre o desempenho das organizações. É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos.

Como elo entre os recursos e os objetivos de uma organização, cabe ao profissional da Administração combinar os meios na proporção adequada, sendo, para isso, necessário tomar decisões constantemente num contexto de restrições, pois, nenhuma organização dispõe de todos os recursos e a capacidade de processamento de informações do ser humano é limitada. Administrar envolve a elaboração de planospareceresrelatóriosprojetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração

Segundo Kotler, uma Marca é um nome, termo, símbolo, desenho - ou uma contribuição desses elementos - que deve identificar os bens ou serviços de uma empresa ou grupo de empresas e diferenciá-los da concorrência. Acesse no link abaixo os elementos que diferenciam e dão identidade ao profissional administrador.

Saiba mais sobre a profissão de Administrador no Brasil

 

Referências:

Maximiano, Antonio César Amaru (1 de janeiro de 2007). Introdução à administração.

CHIAVENATO, IdalbertoIntrodução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações Elsevier, 2003.

disponível em<pt.wikipedia.org/wiki/Administração#Conceito>

KOTLER, Philip. Administração de Marketing, São Paulo, 10ª Edição, 2004.

disponível em<portaldomarketing.com.br/Artigos1/Significado_da_marca_em_Marketing.htm>

UNIMONTES SE DESTACA NA PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

 

O saldo de produção científica dos docentes do Departamento de Administração da Universidade Estadual de Montes Claros em 2018 demonstra o compromisso da equipe em contribuir para a pesquisa em Administração. Ao longo dos anos de 2017 e 2018, a participação dos docentes nos principais eventos da área foi caracterizada por apresentações de trabalhos que buscaram gerar repercussões e contribuições originais ao campo, o que têm gerado, além de resultados positivos em termos de publicações, a indicações a prêmios nos dois maiores eventos de Administração do Brasil. Em 2017, o artigo "Acidentes de trabalho no Brasil: uma análise do estresse físico, psicossocial e fatores relacionados à saúde" foi indicado ao prêmio de melhor trabalho na área de Gestão de Pessoas no XX SEMEAD. Em 2018, o artigo "A Decolonialidade nas Práticas e Tramas: Propostas para estudar organizações não hegemônicas" foi indicado ao prêmio de melhor trabalho na área de Estudos Organizacionais no XLII EnANPAD.

 

Tais resultados também têm sido marcantes em termos de publicações em periódicos nacionais e internacionais. As publicações dos docentes têm alcançado os estratos superiores do Qualis-Periódicos (B1, A2 e A1), além de contribuições significativas em periódicos nacionais tradicionais do campo, como a Revista de Administração Mackenzie (RAM), a Revista de Administração Contemporânea (RAC) e os Cadernos EBAPE.BR. As pesquisas realizadas pelos docentes da Universidade têm alcançado um patamar de relevância não apenas nacional, mas também internacional. Em 2018, o artigo “Effects of investment in information and communication technologies on productivity of courts in Brazil” foi publicado no periódico Government Information Quartely, que é um veículo de publicação de alto impacto nos estudos de Administração Pública.

 

É importante frisar que tais trabalhos advém dos esforços dos professores do Departamento de Administração da Unimontes.

 

 

Ethos Neoliberal e Corrupção nos Discursos da Família Odebrecht

A Decolonialidade nas Práticas e Tramas: Propostas para estudar organizações não
hegemônicas

Da Tripla Hélice ao Diagrama da Inovação Local: O Caso da ITCP-UNIMONTES

O SemeAd, Seminários em Administração, é um evento científico brasileiro que tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e o aprimoramento da produção e difusão do conhecimento voltado à comunidade acadêmica e profissional da área de Administração.

Organizado pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), é uma oportunidade para que estudantes, pesquisadores e profissionais de Administração possam trocar experiências acerca de pesquisas, dentro das áreas temáticas abordadas no evento.

 

Participação dos professores do Departamento de ciência da administração da Universidade Estadual de Montes Claros em congressos nacionais.

CONFIANÇA EM GRANDES EMPRESAS: uma comparação entre Brasil e Estados Unidos

A ENTREGA DE SERVIÇOS PÚBLICOS PELO GOVERNO ELETRÔNICO: Uma Análise
da Produção Científica Internacional

ANÁLISE CRÍTICA DO DISCURSO: A TEORIA A PARTIR DE TEUN A. VAN DIJK

COMING OUT E SUAS IMPLICAÇÕES NO TRABALHO: RELATOS DE
TRABALHADORES DE MONTES CLAROS-MG

 

 

Estudos realizados pelo Observatório do trabalho do norte de Minas indicam que o mercado de trabalho de Montes Claros apresenta uma lenta recuperação, mas a situação ainda exige atenção!

Situação do mercado de trabalho de Montes Claros em setembro de 2018 (Tamanho/PDF: 343Kb)

 A XIII Mostra Científica de Administração e áreas afins realizada durante os dias 28 e 29 de Junho de 2018, tem como objetivo principal, estimular a produção científica através da divulgação das atividades de pesquisa na área de Administração e afins, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências dos acadêmicos e pesquisadores. 

Anais XIII Mostra Científica(PDF/Tamanho: 7,81MB)

 

    Observatório do Trabalho do Norte de Minas


    O Observatório do Trabalho no Norte de Minas (OTNM) é um projeto da Unimontes
que tem como objetivo pesquisar, analisar e difundir informações sobre as variações e o
comportamento do mercado de trabalho formal em Montes Claros e no norte de Minas, à luz
da dinâmica econômica regional e nacional.


    O OTNM foi fundado em 2012 através do Departamento de Ciências da
Administração, contando com o apoio e a participação de seus professores e acadêmicos.
Contou também com o apoio institucional da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de
Minas Gerais – FAPEMIG. Atualmente está institucionalizado através da Resolução Nº. 049
– CEPEx/2023, sendo composto pelos professores Roney Versiani Sindeaux (Coordenador) e
Rogério Martins Furtado de Souza.


    O Observatório produz regularmente relatórios, boletins e artigos científicos diversos
sobre o mercado de trabalho de Montes Claros e do Norte de Minas. Os boletins mais recentes
podem ser acessados através dos links abaixo.


    Contatos podem ser efetuados da seguinte forma:
    Telefone (38) 3229-8252 - Departamento de Ciências da Administração da Unimontes
    E- mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


Boletim Informativo do Observatório do Trabalho - MAR 2023

Boletim Informativo do Observatório do Trabalho - FEV 2023

Boletim Informativo do Observatrio do Trabalho - JAN 2023

Boletim Informativo do Observatório do Trabalho - OUT 2022

Boletim Informativo do Observatório do Trabalho - SET 2022

Boletim Informativo do Observatório do Trabalho - AGO 2022

Boletim Informativo do Observatório do Trabalho - JUL 2022

Boletim Informativo do Observatório do Trabalho - JUN 2022

Boletim Informativo do Observatório do Trabalho - MAI 2022

Boletim Informativo do Observatório do Trabalho - ABR 2022

Boletim Informativo do Observatório do Trabalho - MAR 2022

Boletim Informativo do Observatório do Trabalho - DEZ 2021


 

Confira a seguir as reportagens jornalísticas ocorridas neste ano relacionadas aos boletins publicados:

Revista da Associação Comercial e de Serviços de Montes Claros
Edição de Março de 2021 - pag. 26 e 27
"Sobrevivemos a 2020, mas e aí? O saldo do emprego formal em 2020 e expectativas para 2021
https://www.acimoc.com.br/pagina/revista-aci-moc 

Jornal Gazeta Norte Mineira
Edição de 09/04/2021 p. 7 
"Observatório constata que MOC recuperou empregos perdidos na pandemia
https://gazetanm.com.br/jornal-impresso-09-de-abril-de-2021-edicao/

Jornal Estado de Minas - Online 
Edição de 20/04/2021
"Loja da Havan em Montes Claros recebe 30 mil currículos para 150 vagas
https://www.em.com.br/app/noticia/emprego/2021/04/20/interna_emprego,1258898/loja-da-havan-em-montes-claros-recebe-30-mil-curriculos-para-150-vagas.shtml 

Site Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES 
Notícia publicada em 12/05/2021 
"Montes Claros teve saldo negativo de empregos em março; pesquisa da Unimontes aponta demissões de mulheres
https:/
/unimontes.br/montes-claros-teve-saldo-negativo-de-empregos-em-marco-e-com-aumento-de-demissoes-de-mulheres-aponta-pesquisa-da-unimontes/ 

MG Inter TV - Grande Minas 
Exibição em 07/07/2021
"Montes Claros teve menos contratações em maio, aponta pesquisa da Unimontes
https://globoplay.globo.com/v/9668841 

Revista da Associação Comercial e de Serviços de Montes Claros  
Edição de julho 2021 - pag. 28 e 29. 
"Um olhar sobre a atratividade do fator trabalho em Montes Claros
https://www.acimoc.com.br/pagina/revista-aci-moc

Site Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES 
Notícia publicada em 09/08/2021. 
"Levantamento da Unimontes mostra saldo de 1,8 mil empregos no primeiro semestre em relação a 2020
https://unimontes.br/levantamento-da-unimontes-mostra-saldo-de-18-mil-empregos-no-primeiro-semestre-em-relacao-a-2020/ 

MG Inter TV - Grande Minas  
Exibição em 10/08/2021 
"Norte de Minas registra saldo positivo de vagas de trabalho em 2021
https://globoplay.globo.com/v/9758113 

Site Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES 
Notícia publicada em 02/09/2021 
"Mercado de trabalho em Montes Claros teve saldo positivo em julho, melhor resultado desde 2013, aponta estudo da Unimontes
https://unimontes.br/mercado-de-trabalho-em-montes-claros-teve-saldo-positivo-aponta-estudo-da-unimontes/ 

MG Inter TV - Grande Minas  
Exibição em 02/09/2021 
"Montes Claros registra maior índice de contratações desde 2013
https://globoplay.globo.com/v/9825053 

 

Atualmente o Observatório é coordenado pelo Prof. Dr. Roney Versiani Sindeaux.

 

Contatos podem ser efetuados da seguinte forma:

Telefone (38) 3229-8252 - Departamento de Ciências da Administração da Unimontes E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Coordenador: Prof. Dr. Cledinaldo Aparecido Dias

a) O que é Gepad

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (GEPAD) é fruto da necessidade, há muito manifestada pelo Departamento e pela Coordenação Didática do curso de Administração da Unimontes, da criação de um grupo de estudos e pesquisas em linhas específicas da Administração. A formação desse grupo baseia-se na proposta principal de fortalecer o apoio à pesquisa técnico-científica no âmbito das Ciências da Administração, através de programas e projetos que estimulem a consolidação de atividades de Pesquisa na Unimontes.

O grupo é um projeto permanente da Universidade, institucionalizado pela Resolução CEPEX Nº 14/2002. A Resolução pode ser acessada clicando aqui.

 

b) Composição

Coordenador(a)

Professor do departamento com titulação mínima de mestrado, escolhido pela equipe, que será responsável por articular os diversos projetos em desenvolvimento e responder pela equipe diante do GEPAD e do departamento.

Membros Efetivos

Professores e técnicos de nível superior de qualquer departamento da UNIMONTES, que se envolvam permanentemente com o GEPAD, em pelo menos uma de suas linhas de pesquisa, sendo facultada a participação do mesmo em projetos em várias linhas, como membro efetivo ou colaborador.

Membros Colaboradores

Professores, técnicos e alunos, da UNIMONTES ou não, que componham a equipe de qualquer projeto afim às linhas de pesquisa. Encaixam-se nessa categoria os professores visitantes, alunos bolsistas e técnicos de instituições externas que ocasionalmente desenvolvam atividades de estudo e pesquisa no Grupo.

 

c) Integrantes

Docentes                                                                                                                                                                                     

   Prof. Dr. Cledinaldo Aparecido Dias 
   Prof. Dr. Felipe Fróes Couto 
   Prof.ª Dra. June Marize Castro Silva 
   Prof. Dr. Juventino Ruas de Abreu Junior  
   Prof.ª Dra. Karla Veloso Coura   
   Prof. Dr. Marcelo Vieira Lopes 
   Prof. Ms. Márcio Antônio Alves Veloso
   Prof.ª Dra. Maria da Luz Alves Ferreira   
   Prof. Dr. Narciso Ferreira dos Santos Neto 
   Prof. Dr. Pablo Peron de Paula 
   Prof. Ms. Roberto César Faria e Silva 
   Prof. Ms. Rogério Martins Furtado de Souza
   Prof. Dr. Roney Versiani Sindeaux 
   Prof.ª Dra. Simarly Maria Soares
   Prof.ª Dra. Simone Gelmini Araújo 
   Prof.ª Dra. Vânia Silva Vilas Bôas Vieira Lopes                                                                                                                                                                

Estagiários/Bolsistas


  Victor Gabriel Soares

 

d) Parcerias Institucionais

O Gepad é um grupo de estudos e pesquisas do departamento de Ciências da Administração da Unimontes , parceiro de outros departamentos e instituições e busca recursos em diferentes fontes de financiamento, notadamente FAPEMIG e CNPQ.

 

e) Objetivos do grupo

  • Promover pesquisas que reúnam os docentes do curso de Administração e cursos afins
  • Realizar estudos e discussões pertinentes às áreas específicas
  • Propor projetos de pesquisa coletivos e/ou individuais com ou sem parcerias com indústrias e/ou particulares, aos órgãos competentes da universidade.
  • Divulgar as pesquisas desenvolvidas pelos pesquisadores do grupo.
  • Desenvolver outras atividades técnico-científicas que contribuam para a consecução do objetivo geral.

 

f) Razões para participar

I) Possibilidade de ter no seu currículo uma pesquisa financiada por fundos de pesquisa renomados como o CNPq e a FAPEMIG, o que contará pontos no pleito do título de mestrado e doutorado;

II)Aprender normas para produção científica na prática, produzir artigos, relatórios de pesquisa, métodos de pesquisa, dentre outros e facilitar a lida com a produção de trabalhos científicos mais a frente;

III) Aprender assuntos que não são vistos em sala de aula a fundo, ampliando seus conhecimentos administrativos e diferenciando dos demais profissionais;

IV) Ter a oportunidade de apresentar uma pesquisa em congressos, fóruns, etc., o que, além de treinar sua oratória, ainda poderá te ajudar na conquista de uma oportunidade de emprego importante;

V) Contribuir no preenchimento da carga horária de atividade complementar com uma atividade relacionada à sua área e que contribuirá muito para sua atuação após a graduação.

 

g) Como fazer parte 

 Aluno:

Basta ir até o GEPAD e deixar nome, período que está cursando, e-mail, telefones de contato e horário de disponibilidade. Assim que surgir uma oportunidade para desenvolver alguma atividade, o GEPAD entrará em contato com você.

 Professor:

Apresentar seu projeto de pesquisa individual ou em equipe conforme modelo e orientações das pró-reitorias de pesquisa ou extensão. O GEPAD disponibiliza o espaço e o apoio necessário, além de ser responsável pelo acompanhamento pelo departamento.

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